Efeito de incêndios florestais na estrutura e composição florística de uma área de cerrado sensu stricto

Páginas: 2 (445 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
O artigo “Efeito de incêndios florestais na estrutura e composição florística de uma área de cerrado sensu stricto na fazenda Água Limpa-DF”, aborda as conseqüências causados pelo fogo em uma área decerrado no Distrito Federal.
A área queimada corresponde a 10 ha de cerrado sensu stricto, localizada na Reserva Ecológica e Experimental da Universidade de Brasília. Os dados foram coletados cercade 30 dias após o fogo e selecionadas, aleatoriamente, quatro parcelas de 0,1 ha (20 x 50 m) na área queimada. Em novembro de 2002 (3 anos e 2 meses após o incêndio), foi realizado um segundolevantamento nas mesmas parcelas.
Para verificar as modificações na composição florística e na estrutura da vegetação do cerrado em decorrência da ação do fogo, foi realizada uma comparação da composiçãoflorística e dos índices que expressam a estrutura horizontal da vegetação, ou seja, densidade, dominância, freqüência e índice de valor de cobertura. Estes foram obtidos tanto para o levantamentorealizado em 1999 (imediatamente após o fogo) quanto para o levantamento realizado em 2002.
Após análise dos dados, o trabalho conclui que:
1) Três anos após a ocorrência do fogo a densidade duplicou,indicando que a área está em fase de recuperação.
2) Algumas espécies não foram registradas no segundo inventário (três anos após o incêndio), o que pode indicar a baixa resistência destas ao fogo.3) No segundo inventário surgiu algumas espécies na área, o que pode comprovar a recuperação e recolonização da área.
4) No cerrado sensu stricto, indivíduos lenhosos arbóreo- arbustivos comdiâmetros inferiores a 4 cm foram mais suscetíveis ao fogo.
5) A riqueza florística do cerrado sensu stricto modificou-se após a ocorrência de fogo: algumas espécies, principalmente aquelas de baixadensidade, foram eliminadas da área e dependem de agentes dispersores para se reestabelecerem na área.
Ao ler o trabalho resumido acima, não podemos concluir exatamente se o fogo no cerrado traz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA
  • Intervalos de classes diamétricas para determinação do quociente de liocourt em uma área de cerrado stricto sensu no parque...
  • composicao floristica
  • incêndios florestais
  • INCENDIO FLORESTAL
  • Incêndio florestal
  • incendios florestais
  • Incêndios florestais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!