Efeito de diferentes substratos na germinação de cupuaçu

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
EFEITOS DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Theobroma grandiflorum Schum.
Maria Kelliane Valentim dos Santos[1]
Alessandra dos Santos Gomes[2]
Adriano Araújo da Silva[3]
mkvs_ane@yahoo.com.br; ale_engenhariaflorestal@yahoo.com.br; adriano_rps@yahoo.com.br
RESUMO - O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum Schumann) é uma planta frutífera, nativa da Amazônia Oriental queapresenta crescimento rápido mesmo em solos pobres. Um dos fatores importantes para a emergência das sementes é o substrato, pois atua no processo de enraizamento e qualidade das raízes formadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes substratos na germinação das sementes e formação de plântulas normais de cupuaçu. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, empregando odelineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos :T1 - areia, T2 - carvão, T3 - serragem, T4 - terra preta, T5 - serragem + areia e T6 - areia + carvão e com 4 repetições de 25 sementes, utilizando a estatística não paramétrica de Kruskal e Wallis para verificar a significância. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os tratamentos e que o percentual degerminação foi baixo. Diante destes, não se pode indicar qual substrato é mais satisfatório para a germinação de sementes de cupuaçu.
PALAVRAS-CHAVE: cupuaçu, estatística não paramétrica
INTRODUÇÃO
O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schumann é uma planta frutífera pertencente à família Sterculiaceae, nativa da Amazônia Oriental e apresenta crescimento rápido, mesmo nos solospobres que predominam na Amazônia. Esta planta é encontrada, naturalmente, na zona com temperaturas variando de 21,6 ºC a 27,5 ºC, umidade relativa do ar de 60% a 93% e precipitação de 1.900 a 3.100 mm ao ano. Segundo Muller et al. (1995) citado por Godim et al., (2001), quando submetido a déficit hídrico, o cupuaçuzeiro apresenta paralisação do crescimento, perda de folhas, secamento do brototerminal e morte da planta. O sombreamento é importante para o estabelecimento da planta, havendo posteriormente um gradativo requerimento por luz.
As sementes constituem a via de propagação mais empregada na implantação de plantios para a maioria das espécies, sendo a produção de mudas influenciada por fatores internos de qualidade das sementes e fatores externos, como água, luz, temperatura,oxigênio e agentes patogênicos, associados ao tipo de substrato (NOMURA et al., 2008).
O substrato é um fator corroborante para o processo de enraizamento e qualidade das raízes formadas, desempenhando papel importante na sobrevivência inicial da planta (HOFFMANN et al., 2001 apud PIO et al., 2004). Fatores como estrutura, aeração, capacidade de retenção de água e grau de infestação de patógenos podemvariar de um substrato para outro, interferindo no processo de germinação e desenvolvimento das mudas (MORAES et al., 2007 apud FERREIRA et al., 2009).
Diante da importância de se empregar um substrato adequado para a produção das diversas espécies frutíferas, bem como a sua utilização na forma isolada e em mistura, o experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito diferentessubstratos na germinação das sementes e formação de plântulas normais de cupuaçu.

MÉTODO
O experimento foi conduzido na casa de vegetação do viveiro florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Estado do Pará. Os frutos do cupuaçu, dos quais foram extraídas as sementes, foram coletados em uma propriedade particular, localizada em Belterra – Pará no Km 43 da rodovia Br - 163em fevereiro de 2010.
Antes da instalação do experimento as sementes foram lavadas em água corrente, classificadas de acordo com seu tamanho, descartando-se as pequenas e murchas, e semeadas imediatamente em bandejas plásticas circulares com 35cm de diâmetro e 5cm de espessura, contendo diferentes substratos, dispostos em: Tratamento1 - areia, Tratamento2 - carvão, Tratamento3 - serragem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AVALIAÇÃO DE DIFERENTES SUBSTRATOS PARA A GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES Eucalyptus Grandis E Swietenia Macrophylla King
  • EFEITO DO USO DE DIFERENTES QUANTIDADES DE SUBSTRATOS ARTIFICIAIS NA ENGORDA DO CAMARÃO
  • EFEITOS DA RADIAÇÃO GAMA EM SEMENTES DE FEIJÃO DE PORCO CULTIVADAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
  • Efeito de diferentes densidades de palhada sobre a germinação de espécies de plantas daninhas.
  • Desenvolvimento de itauba em diferentes substratos
  • Efeito da salinidade na germinação da leucena
  • Efeito da Concentração de Substrato
  • Efeito alelopático na taxa de germinação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!