Efeito da inoculação com efluente doméstico na cinética de digestão anaerobia de efluentes da produção do queijo tipo “coalho”

Páginas: 10 (2377 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
EFEITO DA INOCULAÇÃO COM EFLUENTE DOMÉSTICO NA CINÉTICA DE DIGESTÃO ANAEROBIA DE EFLUENTES DA PRODUÇÃO DO QUEIJO TIPO “COALHO”




Camilo Miguel Duarte Ribeiro

Graduando do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: camilomiguel@eq.ufrn.br

Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo
Mestrando em Engenharia Química pelo Programa de Pós-graduação daUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Engenheiro Químico. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos do RN desde 1999. Consultor Ambiental. E-mail: c_enrique@bol.com.br


Thiago Negreiros Moura

Graduando do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: negreiros@eq.ufrn.br

Endereço(1): Av. Senador Salgado Filho, s/n, Campus Universitário.Núcleo Tecnológico, Departamento de Engenharia Química. CEP. 59072-970. Natal – RN, Brasil.




RESUMO

A produção de queijo, em especial o tipo “coalho”, se faz presente como uma das principais atividades no ciclo produtivo do leite no estado do Rio Grande do Norte, e por que não do nordeste brasileiro. Porém, agregado ao grande interesse econômico dessa atividade tem-se a geração de ummontante considerável de resíduos, na forma de um efluente líquido denominado soro. Neste trabalho, fez-se um estudo avaliativo da cinética de biodigestão do soro, proveniente da etapa de coagulação do leite, inoculado com esgoto doméstico, em diferentes níveis de inserção. Sendo realizada uma comparação entre a velocidade específica de biodigestão do soro bruto e do soro inoculado com o esgotodoméstico. A técnica utilizada apresentou níveis de reprodutibilidade satisfatórios, tendo um fácil manejo e resultados analíticos rápidos e precisos. A inoculação acelera o processo de biodegradação, porém tendo efeitos mais significativos ao nível de 15% de esgoto doméstico. Os modelos matemáticos utilizados apresentaram resultados satisfatórios, tendo níveis de correlação superiores a 86%.PALAVRAS-CHAVE: Inoculação Microbiana, Tratamento Anaeróbio & Soro de Queijo.





1 - INTRODUÇÃO


A produção de queijo, em especial o tipo “coalho”, se faz presente como uma das principais atividades no ciclo produtivo do leite no estado do Rio Grande do Norte, e por que não do nordeste brasileiro. Porém, agregado ao grande interesse econômico dessa atividade tem-se a geração de um montanteconsiderável de resíduos, na forma de um efluente líquido denominado soro.

O soro é caracterizado por uma alta carga orgânica (cerca de 100 vezes superior ao do esgoto doméstico), e por condições específicas de fermentação que dificultam seu tratamento, quando seu reaproveitamento não é feito em outras atividades do ciclo láctico.

Usualmente, estes resíduos são dispostos na natureza de formaindevida e causando sérios impactos aos ambientes de depósito. Paralelo a isso, o surgimento de tecnologias alternativas de tratamento vem diminuindo os custos de tratamento de resíduos industriais, bem como facilitando a implantação e monitoramento.

Dentre as formas de tratamento, um destaque especial está nas formas biológicas. Seja em ambientes com ou sem a presença de oxigênio, ou mesmo deforma facultativa. Nesse trabalho, especificamente, dar-se-á destaque ao estudo da tratabilidade na forma anaeróbia, devido a ausência de estudos específicos para esse tipo de efluente, e por se julgar uma técnica que necessita de obras de economicidade mais privilegiada.

O soro, entretanto, geralmente apresenta uma flora microbiana reduzida. Pois é gerado num processo industrial dentro depadrões sanitários e higiênicos de alto grau de rigidez. Portanto, a flora natural desse efluente é bastante pobre, acarretando tempos elevados para a regimentação do processo de biodegradação, bem como, sendo mais susceptível a ações antimicrobianas (tais como: detergentes e outros meios físico-químicos). Requer-se, então, uma complementação, ou melhor, uma inoculação de microorganismos para uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efluentes Domesticos
  • Efluente doméstico em pimentão
  • Poluição de Águas por efluentes domésticos
  • TRATAMENTO DE EFLUENTES DA PRODUÇÃO DO PAPEL
  • Utilização de algas no tratamento de efluente doméstico
  • PROJETO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS
  • Tratamento de efluentes gerados na produção de biodiesel
  • Efluentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!