Efeito curativo de leonotis nepetifolia

1043 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO

Está provada que o homem desde a mais remota antiguidade procurou sempre encontrar nas plantas sua alimentação, assim como cura para várias doenças que tem afligido até os dias de hoje.(Viegas, 1998)
As plantas apresentam diversas características de acordo com a humidade, luminosidade, a temperatura e o tipo de solo onde vivem. (Viegas,1998)
S.Tomé e Príncipe têm um rico património natural, tanto ao nível da flora como da fauna, e possui determinados ambientes naturais específicos muito ricos.
Sob o ponto de vista medicinal a nossa potencialidade em recursos vegetais é grande, carecendo neste caso de um estudo científico pormenorizado, de modo a conhecer melhor estas plantas, para que o uso das mesmas seja mais eficiente.
Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bioactivas. As propriedades medicinais (ou tóxicas) destas plantas são pesquisadas em laboratórios.
Existe um grande número de plantas medicinais em todo o mundo, usadas desde pré- histórico na medicina tradicional de diversos povos. (www.as plantas.com.br/ medicinal)
A Leonotis nepetifolia é uma planta medicinal constituída por raiz, caule, folhas e flores.
Esta planta, cujo nome vulgar é pinincano existe em grande quantidade em São Tomé e Príncipe e noutras paragens do mundo.
2. Objectivos:

• Contribuir para o conhecimento sobre as plantas medicinais existente em S.Tomé e Príncipe
• Conhecer a utilização em S.Tomé e Príncipe
• Identificar o modo da utilização de pinincano em S.Tomé e Príncipe
• Conhecer as doenças tratadas com pinincano em S.Tomé e Príncipe

3. Materiais e métodos
A área de estudo situa-se na localidade de Conde, uma zona encontrada no Distrito de Lobata que dista sensivelmente 9 km da capital de S. Tomé.
A metodologia deste trabalho baseou-se na entrevista directa feita aos moradores da zona, pesquisas bibliográficas, recolhas de dados foram realizadas no mês de Junho a Julho (5 dias), Agosto a Setembro (10dias) totalizando

Relacionados

  • LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS NATIVAS DA REGIÃO COLETADAS NO SÍTIO TARUMÃ
    3087 palavras | 13 páginas
  • BIDENS PILOSA - PICÃO
    5715 palavras | 23 páginas