Efeito Criosc Pico

520 palavras 3 páginas
Efeito Crioscópico
A crioscopia é o estudo da diminuição do ponto de solidificação do solvente causado pela adição de um soluto não volátil, estando diretamente relacionado ao equilíbrio de fases líquida  sólida (vice-versa) que ocorrem na respectiva pressão máxima de vapor do solvente.
Para que um líquido puro passe da fase líquida para a fase sólida, isto é, para que atinja o ponto de solidificação, é necessário que as pressões de vapor da fase líquida e da fase sólida se tornem iguais.
Este estudo está fundamentado na Lei de Raoult, onde diz que a diferença entre o ponto de solidificação do solvente puro e a temperatura de início de solidificação do solvente em uma solução ideal é diretamente proporcional à concentração molal da solução.
Assim como ocorre às demais propriedades coligativas, não causa diferença no abaixamento do ponto de congelamento de uma solução (crioscopia) a natureza do soluto adicionado, mas apenas sua quantidade em mols ou partículas. Dessa forma, por exemplo, uma solução de concentração a 1mol/L de glicose (C6H12O6) apresentará mesmo efeito crioscópico de qualquer solução de diferente soluto (não iônico), quando esta segunda solução estiver em mesma concentração da primeira.
Com relação ao uso de gelo e sal (cloreto de sódio), o sal forma uma mistura com o gelo e esta tem um ponto de fusão inferior ao do gelo puro, podendo formar uma mistura eutética (mistura que se comporta como um composto puro no que diz respeito a propriedade de ter uma temperatura de fusão constante) dependendo da quantidade de sal adicionado. Mesmo sem a formação da mistura com ponto de fusão constante, a adição de sal faz com que o gelo derreta, num primeiro momento, em função do abaixamento de ponto de fusão, a qual conduz melhor o calor do que o gelo. Isso faz com que ao medirmos a temperatura possamos perceber que esta se encontra mais baixa com relação ao gelo puro. Alguns efeitos podem ser observados da crioscopia em nosso dia a dia, tais como:
A

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas