efefefefefefefefef

1306 palavras 6 páginas
Fases da Elaboração do Manual Administrativo
Para a elaboração de um manual administrativo, devem ser seguidas algumas fases que podem representar um procedimento basicamente padrão.
1. Definição do objetivo do manual;
2. Escolha dos responsáveis pela elaboração;
3. Análise preliminar da empresa;
4. Planejamento;
5. Levantamento das informações;
6. Elaboração propriamente dita;
7. Distribuição;
8. Instruções aos usuários;
9. Acompanhamento do uso.

a) Definição dos objetivos do manual administrativo.
É a definição da razão de ser do manual. É a primeira e básica das fases de elaboração, pois da determinação dos objetivos alcançados depende todo o trabalho a ser desenvolvido posteriormente.

É importante transmitir aos usuários que um manual não é a solução para todos os problemas, mas que a solução de muitos deles pode ser encaminhada por meio de um manual adequado.

b) Escolha dos responsáveis pela elaboração.
É importante determinar o número de pessoas, bem como o perfil técnico-comportamental das pessoas que trabalharão na elaboração do manual.

c) Análise preliminar da empresa
Os responsáveis devem realizar entrevistas com o pessoal de nível superior, visitas às instalações da empresa, estudos de documentação, tais como organogramas, manuais pré-existentes, balanços, demonstrativos de custos etc, e em geral, todo o tipo de atividades que lhes permita um conhecimento global da organização na qual têm de desenvolver sua atividade.

d) Planejamento
Essa fase serve de base de sustentação para todo o desenvolvimento posterior dos trabalhos. É a definição clara da qualidade de informação a ser levantada, as fontes da mesma, os colaboradores de que vai necessitar e outros recursos.

e) Levantamento de informações
Nessa fase, os responsáveis pela elaboração do manual, já têm conhecimento do tipo, da quantidade, da qualidade e da fonte de informações e assim utiliza de determinadas técnicas para o levantamento das mesmas. São elas:
1.

Relacionados