efefefefef

620 palavras 3 páginas
Origem
A cana-de-açúcar é uma planta proveniente do sul e sudeste asiático. No continente Europeu ela foi cultivada na Espanha e posteriormente levada para as Américas durante a expansão marítima.
No Brasil
No Brasil esta planta desembarcou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI. A principal força de trabalho foi a da mão-de-obra escravizada. Esses trabalhadores, na ocasião da colheita, chegavam a trabalhar até 18 horas diárias. Mas foi no Nordeste, especialmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram.
A cana-de-açúcar se transformou em uma das principais culturas da economia brasileira. O Brasil não é apenas o maior produtor de cana. É também o primeiro do mundo na produção de açúcar e etanol e conquista, cada vez mais, o mercado externo com o uso do bicombustível como alternativa energética.
Importância Nacional :
A importância da cana de açúcar é devida à sua múltipla utilidade, podendo ser empregada em natura, sob a forma de forragem, para alimentação animal, ou como matéria prima para a fabricação de rapadura, melado, aguardente, açúcar e álcool. Seus resíduos também tem grande importância econômica: o vinhoto é transformado em adubo e o bagaço em combustível. O Brasil é hoje o principal produtor de cana-de-açúcar do mundo4 . Seus produtos são largamente utilizados na produção de açúcar, álcool combustível e mais recentemente, biodiesel.
A cana-de-açúcar foi a base econômica de Cuba, quando tinha toda a sua produção com venda garantida para a União Soviética, a preços artificialmente altos. Com o colapso do regime socialista soviético, a produção de cana cubana tornou-se inviável.
A cana-de-açúcar também é o principal produto de exportação em países do Caribe como a Jamaica, Barbados, etc. Com a suspensão de preferências européias à cana caribenha em 2008, espera-se um colapso semelhante na indústria canavieira caribenha.
Vários países da África austral, principalmente a África do Sul,

Relacionados