efdfad

2647 palavras 11 páginas
TRABALHO SOBRE O FILME TEMPOS MODERNOS 2012.2

ADAM SMITH X KARL MARX Neste trabalho, realizaremos a correlação de sete tópicos sobre o filme Tempos Modernos com as teorias de Adam Smith e Karl Marx e posteriormente uma analise da influência taylorista e fordista na produção do filme.

I. O trabalho na linha de produção O trabalho realizado na linha de produção da fábrica é um trabalho dividido por funções, onde cada um realiza determinada função, sem participar, ou ao menos conhecer, todas as etapas produtivas para se chegar ao produto final. É um trabalho industrial onde se faz presente a mecanização dos funcionários.
Os trabalhadores locais não apresentam uma relação afetiva, apenas interagem friamente e com grande competitividade, pois dependem daquele emprego, afinal só sabem fazer aquela determinada função.

Adam Smith: “O maior aperfeiçoamento nos poderes produtivos do trabalho e a maior parte da técnica, habilidade e julgamento com os quais estejam direcionados ou aplicados em qualquer lugar parecem ter sido os efeitos da divisão do trabalho” (Adam Smith, “The Wealth of Nations”). Smith defendia a divisão do trabalho e considerava esta o maior responsável pelas melhorias produtivas dos funcionários, pois além de economizar tempo também desenvolve nos operários uma habilidade especifica e as máquinas poderiam ser mais eficientes. Vale ressaltar que o pensador considerava a divisão do trabalho e o acúmulo de capital como elementos que iniciavam um ciclo de desenvolvimento econômico que, além de aumentar a produtividade, tem outros efeitos como aumento da riqueza de uma nação e elevação dos salários, que por sua vez retomam o ciclo refletindo em um novo aumento produtivo. Logo, a lógica produtiva existente no filme está de acordo com

Relacionados