efafafad

361 palavras 2 páginas
Resumo do método cientifico de Aristóteles
Aristóteles foi sem dúvida um importante filosofo, que realizou grandes marcos tanto para filosofia como para a ciência na qual fez contribuições com seu método cientifico que consiste em um conjunto de normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos com o rigor da ciência.
Dentre as doutrinas de Aristóteles podemos destacar uma importante doutrina de seu método que se chama heliomofismo que consiste em matéria(hile) e forma(morfe), e que as mudanças são explicadas através de quatro tipo de causas, que são: o fator material (matéria constituidora), a forma (forma em si como geométrica), causa eficiente (causa da criação), causa final (finalidade).
No processo de desenvolvimento de sua concepção de metodo cientifico ele estabeleceu um princípio chamado” vai e vem” no qual um ser entra no estado de indução que desperta nele um princípio explicativo, e logo pode-se levar ao estado de dedução que é a volta a observação que por sua vez é o princípio da indução sendo assim cai em uma retorica. Dentro do contexto de indução temos a abdução que é a indução intuitiva melhor falando inferência “ampliativa” que tem como finalidade descoberta e justificação.
No método cientifico de Aristóteles temos uma forma lógica usada para a explicação cientifica em que temos premissas que formam uma conclusão mas para Aristóteles existem certos rigores que são eles: as premissas devem ser verdadeiras, as premissas devem ser primarias e indemonstráveis, as premissas devem ser melhor conhecida que a conclusão, as premissas devem ser absoluta em sentido absoluto ou ontológico, as premissas devem ser as causas da atribuição feita a conclusão.

Aristóteles apesar de ser cuidadoso e observador deixou pontos fracos em suas doutrinas como o da indução enumerativa o qual diversos empiristas entre eles Karl Popper ressaltam que uma certa quantidade de regularidade de acontecimentos não garantem que todos os

Relacionados