Efa uc4 cidadania e profissionalidade

270 palavras 2 páginas
1. Empatia é um sentimento de amor ou amizade recíproca. E o sentirmos que alguém com quem convivemos tem um lugar no nosso coração e dessa pessoa podemos esperar o mesmo,

2. Sim muitas vezes ago com empatia pondo-me no lugar da outra pessoa, tratando a com muito respeito e ouvindo a com toda a atenção.

3. Temos que ser tolerantes aceitando a diferença respeitando o outro. A vida só tem sentido se soubermos viver em comunidade no meio de pessoas que pensam diferente de nós. Irmos ao encontro de alguém que sabemos que precisa do nosso apoio, olhar-lhe nos olhos quando a escutamos ou com ela conversamos, saber ouvir e termos tempo para os outros, para a família, para os amigos, e quando o fizermos ficarmos com a sensação de caminharmos para o engrandecimento, sentirmos essa tal empatia.

4. Se vivermos uma vida a pensar só em nós sem tratarmos uma determinada meta estamos a condicionar os nossos princípios de conduta a nossa vida não tem qualquer sentido. Se abraçamos um voluntariado os sentimentos e as emoções modificam pela positiva a nossa maneira de viver. “Amar o outro como a nós mesmo” devia ser o lema de todo o ser humano, tal como diz o texto “sem medir o esforço, sem cobrar favores feitos sem jogos de interesse mas o simples”.

Deixo oração dos Escutas como reflexão: “Senhor Jesus, Ensinai-me a ser generoso, A servir-Vos como Vós o mereceis, A dar-me sem medida, a combater sem cuidar das feridas, A trabalhar sem procurar descanso, A gastar-me sem esperar outra recompensa Senão saber que faço a Vossa vontade

Relacionados

  • uiiop
    10041 palavras | 41 páginas