Efa ação educativa - CP1 DR4

875 palavras 4 páginas
DR4 – Direitos, Deveres e Contextos Globais

Os direitos humanos são os direitos fundamentais de todas as pessoas, sejam elas mulheres, independentemente da sua raça e preferência sexual, idosos portadores de deficiência, crianças e adolescentes, todos enquanto pessoas, devemos ser respeitados, e a nossa integridade física protegida e assegurada.
Hoje em dia, infelizmente, ainda há exploração de crianças, tendo assim que ser fundada a ONU a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco logo após a segunda guerra mundial a fim de proclamar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
Esta organização tinha como objetivo, manter a paz mundial; promover os direitos humanos (defender o poder de liberdade, fraternidade e igualdade independentemente do país ou da raça; promover o desenvolvimento económico e social das nações; estimular a autonomia dos povos dependentes e reforçar os laços entre todos os estados soberanos.
Inicialmente, contava com a colaboração 51 países, dando continuidade e conseguindo abranger 192 países, mas como não conseguia abranger todos os países teve necessidade de criar a AMI. Uma função de Assistência Médica Internacional, é uma organização Não Governamental não portuguesa privada e sem fins comunicativos.
Esta organização visa prestar ajuda contra a intolerância e contra a indiferença, lutando contra a pobreza, a exclusão social, a fome e as sequelas da guerra. Esta função intervém, quer a nível nacional quer internacional, prestando apoio médico, apoiando os sem abrigo ou pessoas de baixos recursos e intervém em casos de catástrofes.
A outra agência é a UNICEF, que pertence ás Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar respostas ás suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta

Relacionados