ef_plano_marketing_academia

5847 palavras 24 páginas
Artigo apresentado no II Seminário de Pesquisas e TCC da FUG no semestre 2011-2
Coordenação, organização e formatação final: Prof. Dr. Rodrigo Irani Medeiros

COMO IMPLANTAR UM PLANO DE MARKETING PARA UMA ACADEMIA
Roberto Siqueira D’ORACIO¹
Roseli Vieira PIRES²

RESUMO: O mercado de atividades físicas em academias de ginástica está em grande expansão e devido à alta competitividade, para se destacar, é necessário apresentar um diferencial que realmente permita oferecer o melhor ao seu público.
Uma das maneiras mais seguras e concretas que existe para conhecer e fidelizar clientes é a implantação do plano de marketing, por isso este artigo tem o intuito de agregar informações que favoreçam o entendimento sobre como é feita a implantação de um plano de marketing e sua importância, de forma a auxiliar as empresas que visam que seus objetivos desejados se tornem realidade, bem como apoiar o estudo de acadêmicos interessados neste assunto.
Este trabalho de conclusão de curso aborda os conceitos de marketing, a evolução do marketing no Brasil, um exemplo de implantação de um plano de marketing e a ferramenta análise de SWOT. A metodologia utilizada para desenvolvimento foi a fundamentação teórica e os estudos realizados mostraram que a implantação do plano de marketing é um processo eficiente que deve ser adotado pelas empresas que desejam alcançar seus objetivos.
Palavras chave: implantação. marketing,

plano

de

marketing,

academias

de

ginástica,

HOW TO IMPLANT A PLAN OF MARKETING FOR AN ACADEMY

ABSTRACT: The market of physical activities in gymnastics academies is in great expansion and due to the competitiveness. To stand out, it is necessary to present a different that really allows to offer the best to your public. One in the safest and concrete ways that exists to know and fidelity customers are the implantation of the marketing plan, for that this article has the intention of joining information that favor the

Relacionados