eewrqere

769 palavras 4 páginas
A HISTÓRIA DE MARC FERREZ.

- Marc Ferrez retratou cenas de períodos do império português no Brasil e do início do regime republicano. Foi considerado o principal fotógrafo oitocentista do país.

- Foi o único profissional a merecer o título de Photographo da Marinha Imperial, em 1880. Ele introduziu no mercado as primeiras chapas secas dos irmãos Lumière. Inovou ao utilizar o flash de magnésio para fotografar as minas da região de Morro Velho, Minas Gerais. Em 1881, ele produziu as maiores chapas coloidais panorâmicas do mundo (40 × 120 cm), retratando paisagens brasileiras.

- Apesar de sua predileção pela paisagem, foi importante retratista, em virtude dos registros informais dos membros da família imperial brasileira, pois em 1886, realiza uma série de retratos da Princesa Isabel no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

- Publicou o Álbum da Avenida Central, focalizando a construção da atual Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, entre 1903 e 1906. Também uma série de cartões-postais. Publicou um folheto de propaganda no qual afirma que “seu estabelecimento possui acima de 1.500 clichês de diferentes tamanhos”.

- “Bambús”, Jardim Botânico – Rio de Janeiro (1890). { Link da foto = http://www.girafamania.com.br/montagem/marc-ferrez1890jardim-botanico.jpg }

- Bilhete-postal (não circulado): “Rio de Janeiro – Jardim Botânico – Alameda das Palmeiras”, com legenda no verso: “Marc Ferrez & Filhos – rua de S. José 112 – Rio de Janeiro”.
{ Link da foto = http://www.girafamania.com.br/montagem/marc-ferrez-jardim-botanico.jpg }

- Pão de Açúcar e Urca, vistos da Prainha de Dentro (Marc Ferrez, 1895). { Link da foto = http://www.girafamania.com.br/montagem/marc-ferrez1895.jpg }

- Largo do Humaitá (Marc Ferrez, 1895).
{ Link da Foto = http://www.girafamania.com.br/montagem/marc-ferrez1895largo-humaita.jpg }
- Bilhete-postal (não circulado): “Rio de Janeiro – Enseada de Botafogo”, com legenda no verso: “Marc Ferrez & Filhos

Relacionados