eerer

363 palavras 2 páginas
Os indivíduos necessitam de outros da mesma espécie para garantir a manutenção de sua sobrevivência, bem como a perpetuação dos mesmos e sua realização plena como ser humano.
Ao se socializar, o indivíduo participa da vida em sociedade, assimilando as normas, valores e costumes, passando a se comportar segundo esses princípios sociais.
A) Dessa forma, o primeiro passo para qualquer associação humana é?
R: O contato social é o primeiro passo para qualquer associação humana. A convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato social. O contato social é a base da vida social.
B) Existem dois tipos de contatos sociais: primários e secundários. Caracterize-os e exemplifique.
R: Contatos Sociais Primários: São os contatos pessoais diretos, e que tem uma forte base emocional, pois as pessoas nele envolvidas compartilham suas experiências individuais. São exemplos característicos de contatos sociais primários os que ocorrem na família (entre pais e filhos, entre irmãos e outros), na vizinhança, na escola, etc.
Contatos Sociais Secundários: São os contatos impessoais, formais. Trata-se mais de um meio para atingir determinado fim. Por exemplo, o contato do passageiro com o cobrador do ônibus, apenas para pagar a passagem; o contato do cliente com o banco para descontar um cheque, etc. São também considerados contatos sociais secundários os contatos mantidos através de carta, internet, telefone e telegrama.

C) A ausência de contatos sociais pode ser identificada e reforçada em quais situações?
R: A ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismos que reforçam o isolamento social. Entre eles estão as atitudes de ordem social e as atitudes de ordem social e as atitudes de ordem individual. As atitudes d ordem social envolvem os vários tipos de preconceitos. Uma atitude de ordem individual que reforça o isolamento social é a timidez. O sociólogo Karl considera que a timidez e a desconfiança podem levar o indivíduo a um

Relacionados

  • Eerer
    507 palavras | 3 páginas
  • fbcwqhelgr
    779 palavras | 4 páginas