Eeedqd

347 palavras 2 páginas
UNIFENAS) “Analise o mapa a seguir:

Considerando o trajeto A-B no mapa, um turista que se deslocou de Manaus (AM) até Recife (PE) terá presenciado ao longo de sua viagem vários aspectos singulares que envolvem as inter-relações dos domínios morfoclimáticos brasileiros. A seguir, foram apontados determinados aspectos naturais que abrangem alguns domínios morfoclimáticos brasileiros presenciados pelo turista ao longo do trajeto A-B. I) Domínio Amazônico, com clima equatorial, floresta equatorial e terras baixas com grande sedimentação.
 II) Domínio das Caatingas, com presença de formações cristalinas, de áreas depressivas intermontanas e domínio de clima semiárido. III) 
Domínio dos Cerrados, presença de grandes chapadões, solos ácidos e predomínio de clima subtropical.
 IV) Domínio das Pradarias, com clima tropical, depressões interplanálticas, denominadas coxilhas subtropicais e vegetação perenifólia.
Está correto apenas o indicado na alternativa a) I e II. b) I, II e III. 
 c) I,II,III e IV. d) I e IV. e) III e IV.
(UEPB) Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros

Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta I - O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade.
II - O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas e um segundo por gramíneas.
III - O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófita.
IV - O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a floresta

Relacionados