eedtg

305 palavras 2 páginas
Variador de Velocidade

Um variador de velocidade AC é uma unidade eletrónica de potência para o controlo contínuo da velocidade de motores de indução. O controlo da velocidade economiza energia, protege a rede elétrica e a máquina, além de que incrementa a qualidade e o volume de produção. Os variadores de velocidade são também conhecidos conversores de frequência, variadores de frequência ou inverters, entre outros nomes.

Beneficios do variador de velocidade :

Poupança de energia
Melhoria do processo
Arranque suave, baixa intensidade de arranque
Paragem controlada, sem golpes de ariete
Não é necessária compensação do fator de potência
Menor manutenção mecânica graças à redução do stress mecânico etc... A velocidade do motor é controlada pela alteração da frequência da alimentação elétrica. Basicamente, um variador de velocidade converte a frequência da rede para outra frequência entre 0 a 300 Hz ou mesmo superior, e, assim, controla a velocidade do motor, proporcionalmente à frequência.

1. Unidade Retificador

O variador de velocidade é alimentado pela rede elétrica por via de um retificador. A unidade retificadora pode ser unidirecional ou bidirecional. Quando unidirecional, a unidade de AC pode acelerar e rodar o motor, tomando a energia da rede. Caso seja bidirecional, o variador de velocidade também pode tomar a energia mecânica de rotação do motor e do processo e injetá-la de volta à rede elétrica.

2. Circuito CC

O circuito CC irá armazenar a energia elétrica a partir do retificador para posteriormente ser utilizada pelo inversor . Na maioria dos casos, a energia é armazenada em condensadores de alta potência.

3. Unidade Inversor

A unidade inversor toma a energia elétrica do circuito DC e fornece-a ao motor. O inversor utiliza técnicas de modulação para criar as 3 fases AC necessárias à saída para alimentar o motor. A frequência pode ser ajustada para corresponder à necessidade do

Relacionados