EEDH

435 palavras 2 páginas
Nome: José Alves de Lima Junior
Curso: Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultura
Tutora: Adriana Gomes Venâncio

Durante o século XIX, e sobretudo durante o século XX, a educação passou a ser cada vez mais função sobretudo do Estado. A educação é patrocinada, ordenada, organizada e certificada pelo Estado. De fato a educação pública é não somente uma função de estado em termos de ordem legal e do apoio financeiro, mas as exigências específicas relativas aos graus acadêmicos, a qualificação dos professores, aos livros didáticos adotados e aos cursos exigidos para o currículo básico são controladas por entidades estatais e estabelecidas por políticas públicas específicas do estado (Raymond Morrow e Carlos Alberto Torres, Social Theory Education).
Nesse contexto Paulo Freire nos ensinou, com sua epistemologia da curiosidade, que sempre teremos necessidade de explorar as relações entre educação, política e poder, se quisermos realmente compreender os dilemas educacionais do nosso tempo e agir sobre eles.
O objetivo do ensino é educar para a democracia política e econômica e para conferir poder a comunidade, considerando a cidadania como a capacidade para construir uma política moral, socialmente viável e eficaz.
No contexto da educação, a preocupação com o outro, a justiça é a responsabilidade individual representam o coração de toda aprendizagem. A pedagogia crítica se faz cada vez mais presente desafiando o educando a pensar criticamente a realidade social, política e história permitindo a inserção de todos.
A qualidade de cidadão proporcionada pelo ensino crítico protege o indivíduo da arbitrariedade do Estado e da sociedade. Um indivíduo só atinge a plenitude de sua cidadania no momento em que se exercem plenamente os seus direitos basilares.
A esfera pública e a escola são os espaços por excelência do exercício da cidadania, no momento em que se veta o exercício da cidadania a um indivíduo ou

Relacionados

  • gestao
    325 palavras | 2 páginas
  • Habitabilidade Digna
    726 palavras | 3 páginas
  • Educação Fisica Escola; o pulso ainda pulsa ..,?!
    32869 palavras | 132 páginas