Edwin miyers

848 palavras 4 páginas
1891 – 1972
Edwin Myers Shawn, foi um dos pioneiros da Dança Moderna nos EUA. Coreógrafo e Bailarino, assumiu a Dança como linguagem junto com sua parceira, a Bailarina e Coreógrafa Ruth S. Denis em 1914. Neste mesmo ano abriram uma Escola de Dança - Denishawn – em Los Angeles após o casamento. Criaram coreografias para vaudevilles e as ” Julnar of the Sea “, ” Wochitl “ e ” Les Mysteres Dionysiaques “.Desta companhia, que revolucionou a Dança masculina, surgiram grandes nomes como Charles Weidman e a genial Martha Graham.
Shawn, construiu princípios estéticos, possibilitando equivalências entre a construção musical e a coreográfica, aproximando timbres e ritmos com gestos e movimentos. Entre 1916/17, coreografou ” Inventions and Fugues to Bach “. Com o término da primeira companhia e da parceria com Ruth nos anos 20, Shawn organizou um novo grupo apenas com bailarinos, criando trabalhos mais ousados como ” Ponca Indian Dance “, ” Sinhalse Devil Dance “, ” Maori War Haka “, “ Hopi Indian Eagle Dance ” e ” Dyak Spear Dances “ – todas elaboradas para o trabalho do corpo masculino e de forte influência oriental.
Sua nova escola/companhia, a Jacob`s Pillow, passou a incorporar técnicas teatrais nas composições coreográficas, a performance e os novos formatos multidisciplinares – promovendo festivais – e tornando acessível e curricular o estudo e a pesquisa da Dança em escolas e Universidades.

TED SHAWN - Fotos da Companhia de Ted Shawn por Nickolas Muray.

http://www.jacobspillow.org/exhibits-archives/ted-shawn.php

Edwin Myers Shawn nasceu em 21 de outubro de 1891 em Kansas City, Missouri, e cresceu em Denver, CO, enquanto estudava para se tornar um ministro, Shawn sofreu um surto de difteria na idade de 19, deixando-o temporariamente paralisada. Seguindo o conselho de seu médico, ele assumiu a dança como uma forma de terapia física. Dança curado paralisia Shawn e deixou-o com uma paixão que iria guiar e dirigi-lo para o resto de sua vida.
Embora a

Relacionados