EDULCORANTES EM SUBSTITUIÇÃO AO AÇÚCAR

2816 palavras 12 páginas
EDULCORANTES EM SUBSTITUIÇÃO AO AÇÚCAR
Djenifer Webers1
Resumo: Pessoas sujeitas à restrição de ingestão de açúcares podem hoje encontrar várias opções de produtos sem adição de açúcar. Novas gerações de edulcorantes, sinergismos de misturas de edulcorantes com ganhos sensoriais, desenvolvimento de aromas específicos para produtos sem açúcar, contribuíram para que a qualidade sensorial dos produtos hoje disponíveis no mercado seja equivalente a versão regular com açúcar.
Os edulcorantes são substâncias naturais ou artificiais, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos. Dentre os aditivos edulcorantes mais conhecidos estão o aspartame, a sacarina e o ciclamato, comumente utilizados em adoçantes artificiais ou em refrigerantes light ou diet. Uma série de novos edulcorantes que constituem uma alternativa ao açúcar.
Palavras-chave: Edulcorantes. Substituir açúcar. Diabetes.

1 INTRODUÇÃO
A falta de informação em com conjunto com a vida moderna, abrem portas ao sedentarismo e maus hábitos alimentares, são os grandes responsáveis pelo agravamento do quadro da Diabetes. No entanto, ao se adotar um estilo de vida saudável é possível controlar e até evitar a doença.
A Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar, como na sua transformação em outras substâncias
(proteínas, músculos e gordura), causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
Pessoas sujeitas à restrição de ingestão de açúcares podem hoje encontrar várias opções de produtos sem adição de açúcar. Novas gerações de edulcorantes, sinergismos de misturas de edulcorantes com ganhos sensoriais, desenvolvimento de aromas específicos para produtos sem açúcar,

Relacionados