Eduicação no Brasil

1386 palavras 6 páginas
Introdução
Educação significa o meio em que os hábitos ,costumes , valores e principalmente o conhecimento que são transferidos de uma geração para a geração seguinte sendo sempre atualizadas quando necessário. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. É um dos principais fatores que regem uma nação, pois é base para o futuro de cada cidadão proporcionando oportunidades e impulsionado o desenvolvimento do país. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.
Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e várias famílias tem investido muito neste setor. Porém o Brasil ainda apresenta muitos problemas nessa área, indicados principalmente pelo número de analfabetos no país e o número de pessoas que não chegam às universidades.

Eficiência Educacional no Brasil
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).
Atualmente, três em cada dez crianças abandonam a escola, em definitivo, antes de completar o ensino fundamental e praticamente a totalidade delas vem dos setores economicamente mais desfavorecidos.
Os governos alegam que o grande número de professores

Relacionados

  • Brinquedoteca
    1403 palavras | 6 páginas
  • ciencias
    2087 palavras | 9 páginas
  • Notas_Tecnicas_PNE_2011_2020
    33110 palavras | 133 páginas