Edudante

685 palavras 3 páginas
Cada aluno deverá compartilhar com seus colegas de grupo as seguintes informações por Escola:
1. Premissas da Escola
2. Principais Contribuições
3. Principais Críticas

Escola da Configuração: A estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
Exemplo: A empresa Fugi trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés dos filmes fotográficos.
_____________________________________________________________________________
13 - ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO: A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Esta Escola difere de todas as demais, pois possibilita integrar suas mensagens. Ela apresenta a organização e o meio que a cerca como "estados de configuração" e a geração da estratégia, como um "processo de transformação". Este processo é, na verdade, a transposição de um estado para outro. O que esta escola faz é descrever a estabilidade relativa da estratégia dentro de determinados estados, somente interrompidos por saltos para novos estados.

A configuração de uma organização é pesquisada e descrita por acadêmicos, por ser conceitual, enquanto que a transformação (mudança de estado ou de configuração) é praticada por executivos e prescrita por consultores. Enquanto na Escola Ambiental prevalecem os "separadores", que isolam variáveis para estudá-los aos pares, na Escola de Configuração prevalecem "agrupadores", quem vê o mundo em categorias claras e precisas.

13.1 As Premissas da escola de configuração são:

1. As organizações podem ser descritas na forma de uma configuração estável num determinado

Relacionados

  • Lista De Bilbliografia De Obras Literarias
    4409 palavras | 18 páginas