educsção fisica

2614 palavras 11 páginas
Introdução

O ponto de partida do cotidiano da educação inclusiva inclui o coletivo, a escola e a classe comum, onde todos os alunos com ou sem necessidades especiais, precisam aprender, ter acesso ao conhecimento, à cultura e progredir no aspecto pessoal e social. Entretanto, em se tratando de educação inclusiva é necessário que diversos pontos sejam avaliados, de forma a subsidiar uma inclusão planejada, onde haja suporte efetivo em todos os âmbitos.

A educação inclusiva não poderá ser plena se for imposta por legislações, pois são necessárias ações que permitam uma inserção gradativa e contínua de pessoas com deficiência aos sistemas de ensino. Esse processo gera desafios a serem enfrentados e exige o desenvolvimento de novas habilidades e competências de todos os profissionais envolvidos [1].

A presença das pessoas com deficiência em sala de aula vêm exigindo do profissional atuante novas condutas no sentido da identificação das necessidades especiais e as conseqüentes decisões e orientações que se fizerem necessárias para que ocorra a inclusão genuína de tais alunos, com o devido respeito à individualidade de cada um. Nesse sentido, o profissional que trabalha com Educação Física Escolar também necessita de respaldo para sua atuação [2].

Diante deste contexto, este artigo tem como objetivo analisar e discutir, com base na literatura especializada, o processo de inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física do ensino regular. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, visando à seleção de fontes teóricas e legais sobre o processo de inclusão educacional e Educação Física. A pesquisa coletou informações em fontes eletrônicas e físicas. Os materiais eletrônicos foram coletados nas bases de dados Google Acadêmico disponível no sítio eletrônico http://scholar.google.com.br/, e na base de dados do governo federal brasileiro disponível no sítio eletrônico https://legislacao.planalto.gov.br. Os

Relacionados

  • Resumopensamento Pedagogico E A Constru O Da Escola
    3029 palavras | 13 páginas