Educorantes na Gravidez

4389 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: NUTRIÇÃO MATERNA INFANTIL

DOCENTE: MICHELE MELLO

DISCENTE: LUCIANA LEITÃO MORAES

EDUCORANTES NA GESTAÇÃO E LACTAÇÃO.

Belém/Pará

RESUMO

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura sobre os efeitos do consumo dos adoçantes mais conhecidos no Brasil para o binômio mãe e filho, com consulta em artigos científicos e livros. Observou-se que existem pouquíssimas pesquisas sobre esse tema. Ressalta-se que o consumo de adoçantes deve ser reservado para gestantes diabéticas, para garantir a eficiência e a segurança do concepto.

Palavras-chave: Adoçantes. Gestação. Lactação.

1. INTRODUÇÃO

A gestação é uma fase que gera muitas transformações no organismo materno. Elas são necessárias para regular o metabolismo da gestante, promover o crescimento e desenvolvimento fetal e preparar a mãe para o trabalho de parto, nascimento e lactação. Após o nascimento do bebê a mãe deve oferecer o leite materno de forma exclusiva até o sexto mês de vida, pois além de apresentar muitos benefícios para a criança, também apresenta benefícios para a mãe. Conforme Ribeiro et al apud Chaves et al (2007, p.276), a amamentação tem sido a forma de garantia da sobrevivência da espécie devido aos nutrientes, fatores imunológicos, cognitivos, psicoafetivos, econômicos e sociais transmitidos pelo leite materno.
No período que compreende da gestação ao término da lactação é muito comum tanto por gestantes com diabetes mellitus como pelo restante das gestantes que apresentam uma vida saudável o consumo de adoçantes, os quais segundo Castro e Franco (2002, p.280) são substâncias de baixo valor energético, produzidos a partir de edulcorantes e são responsáveis pelo sabor doce.
Segundo Saunders et al (2010, p.180) os adoçantes foram inseridos na alimentação cotidiana e encontram-se em quase todos os alimentos que são consumidos pela

Relacionados

  • diabete
    3185 palavras | 13 páginas
  • Diabetes gestacional
    5644 palavras | 23 páginas
  • Diabetes Gestacional
    6848 palavras | 28 páginas