Educcadores de liberdade

942 palavras 4 páginas
“Educadores da liberdade.” Visão do filme: Escritores da Liberdade.
Janeilson Carlos Damasceno

Trabalho apresentado na disciplina de Educação especial, Prof: Iva Costa .Como pré-requisito parcial avaliativo do Curso de Filosofia da Universidade estadual do Rio grande o norte, campus de Caicó, para a obtenção dos créditos da disciplina do 6° período .

O filme “Escritores da Liberdade” aborda, de uma forma comovente o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Expões temas dentro da estrutura educacional e social, em que as políticas de democratização ao acesso a educação ocorre de maneira desigual e injusta. Podem ser observados pontos importantes desta problemática:

• Desigualdade nas classes sociais;
• Racismo;
• Desemprego;
• Desestrutura familiar;
• Intolerância ao que é diferente;
• Políticas publicas sem uma função de fato;
• Exclusão social.

Em um pais como o Brasil, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios. Em se tratando de pessoas com necessidades educacionais especiais é fundamental que o poder publico possa gerar as oportunidades para garantir o que é direito dessas pessoas: de estudar, de trabalhar, de fazer o que gosta, de morar, se locomover, de expressar sua cultura e sua arte, e de não sofrer violência sem discriminação de qualquer tipo.
Muita gente tem dificuldade em aceitar as diferenças e esquece que cada pessoa tem sua própria identidade. E aqui entra o papel indispensável e necessário do educador, assim como a professora do filme Erin, devem ser adotados novos métodos de ensino que deve ter ênfase no papel da educação como mecanismos de transformações individuais e comunitárias. A educação tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.

"ESCRITORES DA LIBERDADE":

Relacionados