educaçãofísicahipertensão

731 palavras 3 páginas
A pressão arterial é uma preocupação cada vez maior no mundo atual. O problema é que as pessoas falam muito sobre o assunto, mas nem sempre têminformações corretas sobre ele e alguns mitos acabam sendo criados. Quem tem pressão alta não pode ingerir sal? O hipertenso pode fazer atividade física? Para separar o que é verdade e o que é mito, o médico-cardiologista Renato Borges Filho, do Hospital Santa Virgínia, respondeu algumas perguntas.
Para começar, Borges afirma que, atualmente, a medida ideal de pressão arterial para pessoas consideradas saudáveis (sem histórico de doenças), é abaixo de 14 por 9; para as com risco alto, o índice é de no máximo 13 por 8. O médico dá ainda a orientação básica para as pessoas evitarem o problema. Optar por um estilo de vida mais saudável que inclui: uma alimentação com menos produtos industrializados, menor consumo de sal, álcool e gorduras. Além disso, é importante ter uma atividade física e sono regulares, não fumar e fazer visitas periódicas ao médico.
Saiba o que é verdadeiro e o que é mito em termos de presão alta:
Dor de cabeça é sinal de pressão alta?
VERDADE: Sim, mas vale ressaltar que o problema deve ser investigado, pois a dor de cabeça pode ter outras causas não diretamente ligadas à pressão.
Pressão alta provoca sangramento nasal?
VERDADE: Um dos sinais de pressão alta pode ser o sangramento nasal inexplicável, devido ao rompimento de pequenos e finos vasos existentes na mucosa do nariz, mais frágeis à elevação da pressão. Isso não inclui o sangramento por trauma ou quando estamos muito gripados.
A pressão alta pode ser controlada apenas com uma alimentação balanceada e exercício físico?
VERDADE: Em alguns casos sim, principalmente quando os níveis de pressão não são muito altos, ou em pacientes em que o excesso de peso é uma das causas do aumento da pressão. Porém, deve haver acompanhamento médico, sempre!
Hipertensos não podem fazer atividade física?
MITO: Eles podem fazer, porém após avaliação de um

Relacionados