educação a distacia e presencia

1232 palavras 5 páginas
Ensino superior à distância versus ensino presencial
O ensino presencial e o ensino á distância são duas modalidades de ensino, em que cada um apresenta formas diferentes de ensinar. Mas cada um com características próprias, com vantagens e desvantagens.
Cada um pode ser aplicado de acordo com o contexto, e as necessidades e disponibilidade da pessoa.
Educação à distância ou educação presencial?
Conceitos

O ensino presencial corresponde ao modelo tradicional de educação e representa o ensino cara-a-cara típico que existe na sala de aula, ou seja, o professor e os alunos estão presentes fisicamente no mesmo local, a uma hora predeterminada, para a realização da aula.
O ensino a distância é um modelo educacional que proporciona a aprendizagem sem os limites do “espaço ou do tempo” (como dizem os ingleses, anywhere, anytime). Este modelo educacional pressupõe a existência de uma separação geográfica ou temporal entre professor e alunos, a utilização da tecnologia como instrumento de distribuição (exceto nos cursos por correspondência) e de comunicação educacional e do controlo da aprendizagem pelo aluno.
Características

Do ensino presencial:

- O professor e os alunos estão localizados no mesmo espaço e tempo;
-O ensino é ministrado pelo professor: o professor transmite informação e conhecimento dirigindo-se, ao mesmo tempo, a toda a turma, e o ensino individualizado ou orientado a pequenos grupos ocorre com menos frequência, visto que a aula decorre no mesmo período de tempo para todos os alunos; -Os alunos escutam, aceitam ou discutem o conhecimento fornecido pelo professor; -A gestão do tempo da aula é determinada pelo professor, que é o responsável por estruturar a sequência dos conteúdos a leccionar e das atividades a realizar;

Do ensino a distância:
-O processo de ensino é proporcionado pela instituição de ensino ou formação e integra o trabalho de uma equipe que abrange vários domínios de conhecimento (professores, designers,

Relacionados