EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

339 palavras 2 páginas
Segundo Gramsci as pessoas são educadas para serem conformistas, ou seja para não lutarem nem mesmo pelos seus interesses próprios e imediatos. Essa educação se torna na realidade uma deseducação que é implementada pela escola.
Gramsci dizia: “Quero uma escola que não hipoteque o futuro do jovem e não constranja a sua vontade, a sua inteligência, a sua consciência em formação a mover-se dentro de um trilho com direção prefixada. Uma escola de liberdade de livre iniciativa e não uma escola de escravidão e mecanicidade”.(Gramsci, 1975, p.82)
Para Gramsci a escola exercia um papel de formar o conteúdo ideológico que atua na sociedade, elas deveriam formar intelectuais que seriam capazes de elevar o, proletariado á condição de dominate , segundo Paulo Freite abautMENDES, Monte(Novembro,2008}
, a partir da realidade em que vivem. Portanto, a educação, do ponto de vista gramshiano, tem a importância para elevar o povo á condição de seres criticamente atuantes na sociedade, visando uma luta contra a submissão da classe proletariado á burguesia. O que podemos destaca na teoria de Gramsci é que ele queria uma mudança na hegemonia da classe dominante para a hegemonia da classe proletariado, sendo assim uma escola igualitária para todos, onde existiria uma junção da pratica com o modo de pensar, a escola que ele almejava era uma que sanaria as diferenças sociais se criaria uma sociedade justa para todos. Ele defendia que a escola era a solução para as desigualdades dês de que fosse usada de forma correta, que fosse libertadora e não deseducadora.

Fonte:

MAYO, Peter. Gramsci e a educação de adultos. In MAYO, Peter. Gramsci, Freire e a educação de adultos: possibilidades para uma ação transformadora. Trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Porto Alegre, Artmed, 2004. p.37-56. http://revistas.unipar.br/akropolis/article/viewFile/1986/1734 http://portfolioeduc.blogspot.com.br/2008/11/aprendizagem-democrtica-transformadora.html

Relacionados