EDUCAÇÃO PROFISSIONA E EDUCAÇÃO INFORMAL EM AMBIENTE NAO ESCOLARES

1419 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

ETAPA 1- O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORFAL

O processo de aprendizado ocorre quando as informações fazem sentido para os indivíduos inseridos numdado contexto social, principalmente na área da educação não formal na interação entre a comunidade educativa da sociedade civil organizada e uma escola ou outra entidade do poder público ou estatal.
A ação da educação não formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural, política e cultural, contudo essa ação quase não se dá no âmbito escolar e mesmo com o programa federal chamado “ Escola Aberta”, na prática são poucas as escolas que atuam com essa perspectiva de abrir as portas da escola para a comunidade nos finais de semana. É essa ação que se denomina escola aberta.
Para Nunes (1990), ao definir a ação da educação não formal ou ainda educação social, há de se pensar em dois aspectos. Primeiro entender seus limites e alcances através de sua ação social e educativa e em segundo lugar o espaço desta ação educativa. A sociedade atual tem passado por crises como desemprego, a violência e a exclusão social e o individualismo. Estes problemas são cada vez mais atuantes nas cidades e isso vai impossibilitando sua ação educativa, portanto há necessidade emergencial de se transformar esse contexto das cidades.
A educação não formal visa garantir o desenvolvimento de crianças e adolescentes e ainda tem como outro de seus objetivos erradicar o trabalho infantil. Esse modelo de educação é recente na história do Brasil e vem se construindo. É um serviço que se entende por ser auxiliar nodireito a educação e que contribui para a inclusão do sujeito no âmbito educacional.

Etapa 2 – Associativismo no Brasil e os projetos sociais

O associativismo é o meio de organizar grupos de interesses econômicos. Na atualidade, o associativismo urbano predominante

Relacionados

  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas