Educação Infantil Currilo

2205 palavras 9 páginas
O que foi a "Roda dos Expostos"? A célebre “Roda dos Expostos” é a peça que maior curiosidade desperta, mas também os documentos e registros dos mais de 400 anos de vida da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possuindo ainda um bom conjunto de objetos e documentos relativos a Revolução Constitucionalista de 1932, pois com seu término foi destinado à Santa Casa parte da sobra do ouro doado à revolução paulista que viabilizou a ampliação de ambulatórios e enfermarias.
Cilindro oco, girando em torno do seu próprio eixo apresentando em uma das faces uma abertura que ficava voltada para a Rua Dona Veridiana; destinava-se a receber crianças enjeitadas. Foi criada por Lucas A. Monteiro de Barros - Visconde de Congonhas do Campo – 1º Governador de São Paulo - a 2 de julho de 1825 no hospital da Misericórdia (Chácara dos Ingleses).
Pelo que consta, a “Roda” começou na Itália, sendo depois adotada por inúmeros países, inclusive Portugal e Brasil.
No Brasil, a primeira “Roda” surgiu em 1730 no Rio de Janeiro e estava colocada no Asilo de Expostos, existindo, posteriormente, na Bahia e em São Paulo.
Colocava-se a criança no interior desse cilindro; este era girado de 180 graus, passando, então, a abertura do cilindro para o interior do prédio. O entregador tocava uma campainha que soava no dormitório das freiras e uma delas, então, recolhia a criança, providenciando sua internação. A mortalidade era bastante alta (cerca de 30%) entre as crianças rejeitadas.
As crianças colocadas na "Roda” eram alimentadas, assistidas e até instruídas para serem liberadas somente depois de estarem aptas a enfrentar a vida. Muitas crianças passaram sua infância no Asylo Sampaio Viana no Pacaembu e, ao atingir a idade escolar, iam para o Colégio São José no qual, além de alfabetizados, os alunos aprendiam uma profissão e, ao deixarem, o mesmo, estavam aptos a ganharem seu sustento.
Com a modificação das organizações de Assistência Social, a “Roda” tornou-se obsoleta.

Relacionados

  • Atvidade avaliativa
    1106 palavras | 5 páginas
  • ainda não sei
    3546 palavras | 15 páginas
  • Trabalho Do Est Gio 2014 Gest O
    6211 palavras | 25 páginas
  • amor
    9229 palavras | 37 páginas