EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO.TRABALHO

7218 palavras 29 páginas
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar, de fato a educação inclusiva voltada especialmente para as crianças surdas bem como as mudanças que tem ocorrido recentemente no campo educacional. Portadores de necessidades especiais saíram do silêncio a que eram relegadas e começaram a participar ativamente da história..
Como resultado de uma profunda inquietação pessoal este trabalho é apresentado com o objetivo de fazer refletir o fato em que as minorias também têm necessidade de aceitação e reconhecimento, pois apesar de estarmos vivendo um tempo onde o movimento de homogeneização e normalização é muito presente na vida das pessoas, há também o movimento da heterogeneidade e da diversidade, ou seja, de defesa da diferença, afinal como todos dizem: “ser diferente é normal”.
Trataremos também sobre a educação dos surdos ao longo dos tempos, incluindo aqui algumas políticas de inclusão, alguns desafios de políticas públicas, falando especificamente sobre educação inclusiva de pessoas portadoras de deficiência auditiva.
Para a realização deste trabalho, a metodologia usada constitui-se no referencial teórico-metodológico, visando à investigação por meio de pesquisa bibliográfica, no que se refere à fundamentação teórica, buscou-se contemplar vários conceitos, entre eles a questão do conceito de surdez, o qual vem passando por algumas significativas mudanças ao longo dos tempos. No primeiro capitulo a explanação está voltada para alguns princípios fundamentais para a educação inclusiva a exemplo das políticas publicas e os desafios das mesmas e concluindo este capítulo abordaremos de forma sucinta a história dos surdos ao longo dos tempos, já no segundo capítulo trataremos sobre educação inclusiva na rede regular de ensino em Araguaina-TO.
Nas considerações finais, pretendo sintetizar todas as colocações que no decorrer deste trabalho serão explanadas, acrescentando algumas reflexões, tendo o desejo que de alguma forma este trabalho contribua positivamente para

Relacionados