EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: HISTÓRIA, POLÍTICAS, FORMAÇÃO E PRÁTICAS.

9048 palavras 37 páginas
1 INTRODUÇÃO

Inclusão é o “ato de permitir, favorecer, ou facilitar o acesso ao meio comum, na área da educação”, é a forma de admitir a participação de pessoas com deficiência numa sala de aula que não seja especificamente, da educação especial (Ferreira, 2003).
A inclusão se reflete no desenvolvimento de táticas que buscam proporcionar igualdade de oportunidades a todos. A educação inclusiva contribui para uma educação diferente e transformadora na convivência com a diversidade, na utilização de toda a sua riqueza e uma boa formação de indivíduos mais decisivos.
A educação de crianças com Síndrome de Down (SD) é uma particularidade de ensino, que visa promover o desenvolvimento global de alunos com necessidades específicas que precisam de atendimento especializado, respeitando as diferenças de cada um. A prática pedagógica adaptada às diferenças individuais vem sendo gerada dentro das escolas do ensino regular. O professor especializado deve valorizar as reações afetivas de seus alunos e sempre estar atento ao seu comportamento, para que assim, possa solicitar recursos adequados que sejam mais sofisticados.
Dentro do espaço institucionalizado, deve oferecer às crianças com Síndrome de Down, todo apoio necessário para o seu desenvolvimento. A educação oferecida a essas crianças não pode ser rotulada, pois se deve dar importância às necessidades especiais e as dificuldades de aprendizagem, seguindo uma perspectiva de interação dos fatores que geram a intervenção dos educadores, fatores tais como: programas de enriquecimento curricular, ensino de linguagem, códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva.
Pode-se constatar uma preocupação governamental na política educacional brasileira em relação à “educação para todos”, principalmente em classes comuns de ensino regular, evidenciada na proposição de leis e normas já aprovadas.
Sem dúvida, para construir e cultivar políticas de inclusão o professor deve planejar formas de atuar,

Relacionados