Educação física e obesiade

975 palavras 4 páginas
Introdução
Obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, em partes do corpo ou no corpo todo, com grande aumento de massa corporal .
A obesidade está relacionada a uma série de co-morbidades, denominada síndrome dos obesos: intolerância a glicose, resistência à insulina, dislipidemia, diabetes tipo 2, hipertensão, concentrações plasmáticas elevadas de leptina, tecido adiposo visceral aumentado, maior risco de doenças cardiovasculares e câncer. Fatores genéticos, como hereditariedade, poderiam aumentar o ganho de peso em indivíduos obesos. A obesidade é um problema de saúde publica. O mais recente National Examinational Survey relatou que 33,4% dos norte-americanos tem excesso de peso. Neste dado encontra-se um aumento de 25% da pesquisa feita entre os anos de 1976 e 1980 .Além disso, cerca de 61% dos norte-americanos se encontram no estado de sobrepeso.

Atividade física e a obesidade
A obesidade é considerada hoje em dia uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e pode causar a morte precoce, portanto deve ser tratada. Geralmente é definida como a condição de pesar 20% ou mais acima do seu peso ideal.
O tratamento básico da obesidade apóia-se na modificação do comportamento alimentar e na prática de atividades físicas.
Mas é sempre bom lembrar que os efeitos benéficos da atividade física acontecem somente para quem se exercita com certa regularidade. Por isto é importantíssimo realizar atividades físicas pelo menos cinco vezes na semana.
Sabendo-se do alto número de pessoas obesas numa sociedade, é imprescindível um maior estímulo para a prática de atividades físicas. Esta atividade deve então ser individualizada e respeitar as características físicas e clínicas de cada um, considerando suas individualidades.
O objetivo é eliminar peso. Os exercícios físicos associados à alimentação adequada devem tornar-se

Relacionados