EDUCAÇÃO FÍSICA NO MATERNAL II: SEM ESSA DE GALINHÃO

3669 palavras 15 páginas
EDUCAÇÃO FÍSICA NO MATERNAL II: SEM ESSA DE GALINHÃO

Simone Alves
Identificação do contexto escolar
A escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil EMEFEI Manoel Caetano de Almeida que está localizada na cidade de Várzea Paulista (SP), foi inaugurada em Março de 2000, com a denominação de EMEFEI Jardim Felicidade e em Maio do mesmo ano recebeu o atual nome.
Atende nos períodos manhã e tarde 10 turmas de ensino fundamental e 06 turmas de Educação Infantil. As crianças matriculadas nesta unidade escolar são moradoras de vários bairros, e devido a escola estar situada numa região de divisa com a cidade de Campo Limpo Paulista, atende também crianças moradoras desta cidade vizinha. De acordo com pesquisa realizada pela escola os pais, em sua maioria, trabalham em indústrias de Várzea Paulista e de cidades como Jundiaí e Campo Limpo Paulista, possuem ensino médio completo com índice maior entre as mães. A maioria mora em imóvel próprio ou de um familiar (casas no mesmo quintal), ou em apartamentos, e as crianças quando não estão na escola, de modo geral, ficam aos cuidados de familiares, geralmente avós e algumas aos cuidados da própria mãe.
Trabalho nesta escola com três turmas do Ensino Infantil do período da tarde, sendo que escolhi para relatar as práticas pedagógicas realizadas em uma das turmas composta por 15 crianças, sendo seis meninos e nove meninas registradas na PRODESP1 como Maternal II. Esta turma de Educação infantil, assim com as demais da rede, é atendida por dois docentes.
Como até este momento não havia ministrado aulas para turmas da educação infantil, sentia-me muito implicada diante deste contexto, pensava, “como lidar com crianças tão pequenas”?
Desse modo notei que precisaria conhecer o projeto da escola, a rotina dos alunos, o planejamento e planos de aulas, bem como as representações das próprias crianças. Isto posto, realizei na primeira semana do ano letivo algumas buscas que pudessem contribuir para a compreensão

Relacionados