EDUCAÇÃO DO CORPO: PODER DISCIPLINAR E BIOPODER”

770 palavras 4 páginas
TRABALHO INTERDISCIPLINAR (2º BIMESTRE 2014.2) – Turma E322
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - FÍSICAFUNDAMENTOS FILOSÓFICOS – MCP (2014.2)

TEMA: “EDUCAÇÃO DO CORPO: PODER DISCIPLINAR E BIOPODER”

O corpo e os significados que lhes foram atribuídos em diversos momentos históricos é parte central da história da Educação Física no Ocidente. A necessidade de educar o corpo, a partir de exercícios físicos planejados e cientificamente legitimados, é um fenômeno que surge em um contexto de intensas mudanças, inicialmente observáveis na Europa, que se intensificam com a consolidação do capitalismo, do sistema industrial de produção e de uma sociedade repleta de máquinas e de inovações tecnológicas. Nesse cenário, educar o corpo torna-se uma prática compreendida como imprescindível e, não sem motivos, tal prática será levada às instituições escolares, espaço estratégico e privilegiado no que diz respeito à produção e propagação de hábitos e saberes. Com suas especificidades, esse mesmo fenômeno também se fez presente no Brasil.
Nos dias atuais o corpo continua a ocupar o centro das atenções e vários são os modos de representá-lo e compreendê-lo. Com algumas diferenças em relação aos tempos passados, educar o corpo continua a ser compreendido como uma necessidade relacionada ora à saúde, ora à estética entre outras justificativas. O corpo é objeto importante para pensarmos a relação entre poder disciplinar e biopoder, ambos centrados nos corpos, e sustentados pela preocupação em mantê-los vivos, regulá-los e fazer deles algo "útil". Corpo, então, entendido como máquina, que o poder disciplinar adestra e amplia suas aptidões.
Seja como for, o corpo ainda pode ser considerado um dos mais importantes articuladores do pensamento contemporâneo. A Educação Física é o espaço acadêmico que por excelência tem o corpo como objeto principal de produção de conhecimento e ação profissional seja em instituições escolares ou em outras instâncias da sociedade.
Partindo dessa breve

Relacionados

  • Drogas e culturas
    194634 palavras | 779 páginas