EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIA DA GESTALT, FREUD, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON

3898 palavras 16 páginas
Etapa 1: Aula-tema: Educação como aquisição de novos comportamentos, Teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky, Wallon.

Teoria da Gestalt
Caracteriza-se por uma teoria que veio de uma escola de pensamento que é a psicologia da Gestalt. Essa escola estuda como os seres percebem as coisas e como o campo perceptivo se organiza. Assim, esse movimento visa buscar respostas científicas para os questionamentos sobre o processo de conhecimento e, ao mesmo tempo, oferecer uma reação às teorias de condicionamento, analisando os efeitos da percepção.
Essa psicologia entende que os fenômenos psicológicos, físicos, biológicos e simbólicos compõem um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. Ao descobrirmos um estímulo físico, tentamos compreendê-lo por meio de uma disposição perceptual. Essa disposição pode ocorrer de diferentes maneiras, todavia, apenas uma disposição aparecerá de cada vez.
Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os nossos dias. Com seu desenvolvimento teórico, a Gestalt ampliou seu leque de atuação e transformou-se em uma sólida linha filosófica.
Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma ideia. Segundo o psicólogo austríaco Christian Von Ehrenfels, que em 1890 lançou as sementes das futuras pesquisas sobre a Psicologia da Gestalt, há duas características da forma – as

Relacionados