educaçao espartana e ideal homerioco e defesa do estado

2544 palavras 11 páginas
I. O ideal homérico como ponto de partida dos ideais helénicos
Tirante a religião, o direito e a música, é na Grécia que se encontram as raízes das formas superiores da atividade do espírito, que caracterizam a nossa civilização. Foi na Grécia antiga que, verdadeiramente, nasceu a reflexão crítica acerca do mundo e da vida, em condições a que não sem propriedade Renan chamou «o milagre grego», e se exprimiu por uma série de conceções de estrutura racional em contraste com o imobilismo das civilizações orientais, e que, aliás, se vazaram em variados e originais moldes literários — o poema, a tragédia, a comédia, o diálogo, a dissertação filosófica, o tratado científico, a biografia, o tratado histórico, o ensaio, o discurso, etc..
Nas civilizações orientais dominaram a uniformidade e a imobilidade; na civilização helénica, pelo contrário, dão-se a variação e o desenvolvimento das instituições, dos métodos e dos ideais e planos educativos, que vão desde a formação primordialdo homem de ação e cavalheiresco, dos poemas homéricos, até à educação enciclopédica e formal da época helenística.
A educação orientalconduzia à anulação da personalidade; a educação grega, pelo contrário, embora o indivíduo vivesse fortemente subordinado ao Estado, suscitou, especialmente em Atenas, o desenvolvimento da personalidade, da iniciativa individual e do pensamento autónomo.
No Oriente, as tradições impõem-se dominadora e absorventemente; na Grécia, embora as tradições persistam, surgem espíritos livres e criadores, dos mais altos e estimulantes que a humanidade tem conhecido, como Sócrates, Platão e Aristóteles, que ao real vivido ou configurado opõem o ideal da Ciência fundado na razão lógica e universalmente válido.
Tanto basta para mostrar que é do estudo da civilização grega que cumpre partir, pois é nela que, em resumo, pela primeira vez se realiza o conceito da formação da personalidade e surge um ideal de cultura como património de homens livres e não somente privilégio

Relacionados