Educar para etica e cidadania

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

















EDUCAR PARA A ÉTICA E A CIDADANIA
















MACAPÁ
2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ
DANIELY CRISTINA
GÉSSICA PALMERIM
GUILHERME BAZZO
IRIS NATÁLIA








EDUCAR PARA A ÉTICA E A CIDADANIA






Pesquisa referente aavaliação bimestral do componente curricular Filosofia orientado pela professora Marilda Leite.







MACAPÁ
2014
INTRODUÇÃO
De forma concisa trataremos as definições e exemplos da ética enquanto dentro da sala de aula, levando em consideração a relação aluno-professor.
Onde a ética em sala é importante para que haja um convívio equilibrado entre aluno e professor, assim como aluno e aluno.Desde as especulações de Aristóteles sobre virtudes éticas até o pensamento de psicólogos dentro de sala, onde regras são impostas.
























EDUCAR PARA A ÉTICA E A CIDADANIA
Para entender a ética temos, portanto, de entender o que torna alguém uma pessoa virtuosa, e Aristóteles, com olhar aguçado para os pormenores, dedica muito tempo a discutir virtudesparticulares como a coragem, o autodomínio, a generosidade e a veracidade.
Mas o que seria essa virtude? Aristóteles diz: a virtude é um traço de caráter manifestado no agir habitual. A questão do “habitual” não está relacionada ao ser honesto, por exemplo, só por vantagem ou ocasionalmente e sim pelo agir natural do individuo. O agir de cada um é julgado e pré-determinado em cada sociedade,portanto, esse agir trás a fora os vícios [“atitude criticada não bem vista”].
Edmund L Pincoffs (filósofo que lecionou na Universidade do Texas), fez uma sugestão que resolve este problema. Sugeriu que as virtudes e os vícios são qualidades a que nos referimos para decidir se alguém merece ser procurado ou evitado. “Nós preferimos alguns tipos de pessoas, outros evitamos”. “As particularidades nanossa lista de virtudes e vícios podem servir como razões para preferir ou evitar pessoas”.
Exemplo: Ao procurar um professor, queremos alguém com conhecimentos, fluente e paciente.
Quando procuramos um contador, queremos alguém inteligente, honesto e conciso.
Portanto, as virtudes do professor são diferentes das do contador, pois são relacionadas de forma diferente, sendo as do professor oensino enquanto o contador a manipulação de dinheiro.
Assim então, temos julgamentos diferentes para cada um, e esse julgar não está apenas relacionado às virtudes de cada, mas também ao ser, avaliando pessoas enquanto pessoas.
Pode-se assim definir virtude como “um traço de caráter, manifestado nas ações habituais, que é bom uma pessoa possuir”.
ÉTICA MODERNA
Denomina-se de Ética Moderna asdiversas tendências que surgiram nesse campo a partir do século XVI até o inicio do século XIX. E, embora não seja fácil sistematizar todas as doutrinas éticas que se desenvolveram nesse período, podemos dizer que em oposição à ética teocêntrica religiosa, a ética moderna segue a tendência antropocêntrica.
A alteração de ponto de vista dentro do campo ético aconteceu ao mesmo tempo em que asmudanças na economia, política e ciência se consolidavam. Tais transformações ocorreram conforme o sistema feudal foi sendo substituído pelo modelo capitalista de produção.
Juntamente com o capitalismo, se estabeleceu uma nova classe social, a burguesia, que lutou para se impor política e economicamente. Ao mesmo tempo, influenciado pela burguesia, surge o Estado Moderno, modelo estatal onde o poder écentralizado.
A partir disso temos o rompimento entre razão e fé; ciência e religião; estado e igreja; o homem e deus.
Essa ruptura entre o sistema teocêntrico feudal e o antropocentrismo capitalista é evidenciada por Maquiavel quando rompe com a moral religiosa ao defender que o estado deve ter uma moral própria. Segundo Maquiavel, o uso da violência contra os que se opõem aos interesses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto educar para ciclagem e cidadania
  • Educar para uma cidadania de sucesso
  • Etica e cidadania
  • Etica e cidadania
  • Etica e cidadania
  • Ética e Cidadania
  • Etica e cidadania
  • Ética e Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!