Educar crianças e adolescentes para a vida no trânsito

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
(criada pela lei nº 13.456 de abril de 1999 – DOE/GO de 20/04/1999)
UEG – LUZIÂNIA







Resenha
(Educar crianças e adolescentes para a vida no trânsito)Julia Maria da Silva Teles
P2





Professor Leonardo Vivaldo



Luziânia, 2014.

FARIA, Eloir de oliveira; BRAGA, Marilita Gnecco de Camargo. Educar crianças eadolescentes para a vida no trânsito. Rio de Janeiro.
O propósito de educar crianças é que eles a partir de uma conscientização começando na escola, que possam respeitar a legislação de trânsito eevitar envolvimento em acidentes de trânsito. Há pouquíssimos programas educativos, mas, aonde ainda há, os educadores abordam o tema educação no transito como informativo, reforçando que os alunosprecisam conhecer comportamentos seguros.
A proposta dos educadores é fazer com que os alunos reflitam sobre a vida no transito, o risco que o automóvel tem sobre o homem e a liberdade que o mesmoproporciona e viabilizar os valores éticos.
Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, os alunos relatam que o ambiente de trânsito é violento e sabem dos riscos diários. Conhecem as regras, os direitos edeveres e criticam o governo por não tomar atitudes de tonar as vias mais seguras.
Os alunos vivenciam diariamente acidentes ou conhecem pessoas que já sofreram com os riscos de acidentes de trânsito,sabem muito sobre o assunto, mas sabem, não por que houve educação na escola e sim por que fazem parte do índice de violência de trânsito.
Os alunos de forma homogenia demonstraram a necessidade demaior auxílio e concordância entre si para não se envolverem em acidentes de trânsito. É imprescindível que os alunos demonstrem preocupação em relação ao assunto.
Com isso, o Programa de Engenhariade Transportes da COPPE/UFRJ desenvolveu o projeto pedagógico Trânsito com vida que reconhece a importância de treinamento de habilidades e de formação em valores humanos. Incentiva a vivência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educacao de criancas e adolescentes para o transito
  • A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • O basquetebol criando novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes.
  • O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CANCER.
  • Percepção da influência do assistente social na vida da criança e do adolescente.
  • Qualidade de Vida nos cuidadores de crianças e adolescentes com cancer
  • Educar para vida
  • EDUCAR VIDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!