educadoreXpedagogia

1440 palavras 6 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
ALINE LEMOS

FICHAMENTO DO TEXTO: QUE DESTINO OS EDUCADORES DARÃO À PEDAGOGIA?

CURITIBA
2014

INTRODUÇÃO

Ao observar conceitos de práticas educativas formais, informais e não formais compreende-se a necessidade de verificar a condição do profissional pedagogo em sua atuação. Neste sentido realizamos a leitura do capítulo II do livro Pedagogia e pedagogos, para quê? de José Carlos Libâneo, onde o autor apresenta o histórico da profissão, aponta a especificidade do conhecimento pedagógico, mostra as áreas de atuação do pedagogo e por fim traz uma discussão sobre as funções do profissional e da profissão.
Este trabalho descreve alguns trechos do texto para trazer à compreensão os detalhes e concepções a respeito da Pedagogia e do pedagogo, tanto no seu trabalho formal, dentro da escola, como na sua atuação em ambientes não formais, e até mesmo em suas relações informais de ensino. Pois se vê a necessidade de conhecer a fundo o histórico e as problemáticas da Pedagogia como ciência da educação.
Após realizar a leitura e análise do texto, tornou-se possível distinguir as posições do pedagogo e da pedagogia dentro do campo educacional em seus diferentes aspectos. Nota-se inclusive a partir das críticas do autor, a desvalorização e redução da profissão em relação ao campo docente e as práticas escolares e não escolares. Compreendemos assim que é imprescindível avançar a fundo nas questões epistemológicas e metodológicas da profissão para que futuramente sua condição seja alterada e suas práticas reconhecidas como essenciais ao campo educacional.

FICHAMENTO DO TEXTO

CAPÍTULO II – QUE DESTINO OS EDUCADORES DARÃO À PEDAGOGIA?

“O presente texto faz considerações a respeito do desenvolvimento dos estudos de Pedagogia no Brasil. Retomando a analise de especificidade do conhecimento pedagógico e da atuação

Relacionados