EDUCADOR LIBERTADOR

1432 palavras 6 páginas
Titulo: Educador Libertador
Tema: Educação libertadora no Cotidiano do Professor

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa refletir e compreender as principais práticas da pedagogia libertadora e também denominada de pedagogia da libertação. Esta epistemologia faz parte do postulado central de Paulo Freire, ao exercer a pedagogia libertadora o educador defende a iniciativa e o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, em seu contexto real, para que o aluno seja capaz de exercer seu papel de cidadão e habilitar-se a revolucionar a sociedade. A libertação, seja do analfabetismo ou de quaisquer condições que escravizem a pessoa economicamente empobrecida, somente se dá, segundo Paulo Freire, quando o “educador” se coloca ao lado do “educando”, numa relação de diálogo fraterno, evitando sobrepor-se ao estudante como se o mesmo fosse “coisa” (objeto) ou simplesmente “alvo” da educação.

2. JUSTIFICATIVA

Este trabalho justifica-se pela importância e contribuição a uma educação libertadora, baseada no diálogo entre professores e alunos, a importância dos temas geradores, bem como seus principais avanços em relação à educação bancária. Segundo FREIRE, uma educação popular e verdadeiramente libertadora se constrói a partir de uma educação problematizadora.

3. CONTEXTUALIZAÇÃO

Hoje em nossos pais os educadores se deparam com uma variedade muito grande de educandos em todos os contextos gêneros cultural, nível social, econômico, idade e etc. As próprias escolas são distintas as públicas vivem suas dificuldades por falta de verba e interesse politico, professores mal pagos, desinteressados, desmotivados, salas superlotadas de alunos, muitas escolas públicas estão desaparelhadas, não contam com laboratórios salas de informática, quadras poliesportivas e tudo mais que e sabido por nós. Enquanto o aluno na escola particular convive com computados para pesquisas, alimentos proporcionados

Relacionados