educaciaonal

1282 palavras 6 páginas
1) Como o liberalismo clássico vê a educação?

Nessa época o espírito empreendedor e autônomo da burguesia propôs outras possibilidades na relação entre os homens e o mundo. A figura do burguês, que se lançava ao mundo para o comércio e contava com sua própria iniciativa para alcançar seus objetivos, destoava de todo um período anterior onde os homens colocavam-se subservientes ao pensamento religioso. Nesse contexto vários pensadores se mobilizam no esforço de dar sentido àquele mundo que se transformava. Um primeiro ponto do pensamento liberal defendia a idéia de que o homem tinha toda sua individualidade formada antes de perceber sua existência em sociedade. Desta maneira, o indivíduo estabelecia uma relação entre seus valores próprios e a sociedade. O modo mais sensato para que o homem pudesse equilibrar-se entre si mesmo e o social seria o uso da razão. A razão consistia na habilidade do homem em experimentar o mundo à sua volta (empirismo) e assim ponderar sobre as formas mais úteis e inteligíveis de se buscar seus interesses. Essa mesma razão seria um dote visível nos homens que tivessem sede pelo conhecimento. Em sociedade, o uso da razão também iria auxiliar na construção das melhores instituições.

2) Complete:

Fazer da escola mercado de produtos da indústria, cultural e da informática.

3) A visão neoliberal de educação é:

A visão neoliberal é de reduzir seus gastos, pois os estados deveriam se afastar das atividades produtivas e deixar o mercado regular livremente o preço dos bens e serviços.
Para tanto propunham as privatizações das empresas estatais e abertura da economia em relação ao mercado interno. Além disso, os governos deveriam reduzir suas participações no serviço de assistência social, transferindo essas atribuições às empresas privadas. A legislação trabalhista deveria ser substituída enfraquecendo assim o papel dos sindicatos. Na visão neoliberal essas medidas estimulariam o crescimento econômico, levando uma melhor

Relacionados

  • Projeto redes
    1636 palavras | 7 páginas
  • historia da educação brasileira
    95938 palavras | 384 páginas