EDUCACAO PARA A DEMOCRACIA

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 22 de junho de 2015
EDUCACAO PARA A DEMOCRACIA

“Um esforço sempre presente à prática da autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um sonho fundamental: o de persuadir ou convencer aliberdade de que vá construindo consigo mesma, em si mesma, com materiais que, embora vindo de fora de si, sejam reelaborados por ela, a sua autonomia. É com ela, a autonomia, penosamente construindo- se,que a liberdade vai preenchendo o “espaço” antes “habitado” por sua dependência. Sua autonomia que se funda na responsabilidade que vai sendo assumida.” Paulo Freire1
A liberdade tem um lugar difícil dese ver quando imaginamos o mundo a partir de leis naturais e modelos de organização social com os quais nem sempre concordamos. A constatação de que os fenômenos são condicionados uns aos outros podelevar a um esvaziamento desta idéia que, em teoria, é tão valorizada. Afinal, como é possível promover a liberdade num mundo onde o espírito humano é considerado uma “crença opcional”, destinado aacomodar-se como puder entre a genética, a neurologia, a sociologia, a física quântica e as leis de mercado?
Uma maneira de se conquistar a liberdade numa realidade fundada em leis é criando suaspróprias leis.2 Podemos, assim, reconhecer certa dualidade no termo “autonomia” – entre a liberdade de ser você mesmo (“auto”) e a necessidade de criar normas de comportamento (“nomia”) compatíveis com ascondicionantes externas, e mesmo internas.
Em relação à educação, a autonomia pode ser considerada em pelo menos dois níveis, o humano e o institucional. Em relação ao primeiro, poderíamos perguntar:mas por que considerar o aluno como autônomo? Não é o professor que deve ter sua autonomia garantida? Paulo Freire nos esclarece:
“Como educador, devo estar constantemente advertido com relação a esterespeito que implica igualmente o que devo ter por mim mesmo. Não faz mal repetir afirmação várias vezes feita neste texto – o inacabamento de que nos tornamos conscientes nos fez seres éticos. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação e Democracia
  • educação para a democracia
  • Educação para a democracia
  • educaçao democracia e cidadania
  • Democracia ateniense na educação
  • Dewey
  • democracia educação e cidadania
  • Resumo Sociologia da Educação (Educação, democracia e direitos humanos)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!