Educacão inclusiva

Páginas: 8 (1875 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
EDUCAÇÃO INCLUSIVA





Acessibilidade da criança deficiente na escola




Flavia Regina Machado Boeira


Prof. Carmelita Gutz

Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi

Licenciatura e artes (ART0089) – Educação Inclusiva


18/06/2012



RESUMO

Neste trabalho teremos como objetivo principal procurar formas de melhorar o acesso ao ambiente escolar para ascrianças deficientes, para que possam usufruir de uma educação tranquila e de qualidade. Discutiremos o assunto em uma visão geral do contexto global, buscando ferramentas, práticas e recursos que nos orientará sobre a melhor forma de incluirmos estes alunos.

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Conceitos. Acessibilidade. Deficiência.


INTRODUCÃO

Este trabalho tem por finalidadeestudar os aspectos e a importância de facilitar o acesso de crianças com necessidades especiais as redes de ensino. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 10 por cento da população mundial vive com algum tipo de deficiência. As pessoas deficientes enfrentam barreiras atitudinais e físicas que levam a exclusão da sociedade.

Este problema precisa ser gerenciado, adaptado ou alteradopara cada circunstância. As crianças com deficiências têm direito a educação tanto quanto as crianças ditas como "normais".

A deficiência é reconhecida como um dos fatores mais potentes da marginalização educacional no mundo todo.

Acolher e incluir crianças com necessidades especiais significa adaptar o sistema escolar às necessidades de seus alunos, fazer com quealunos especiais façam parte do convívio escolar. Um único sistema educacional de qualidade para todos.

A deficiência não está ligada apenas ao aspecto físico, mas também ao aspecto social. A pobreza é tanto causa como consequência de deficiência.

Pessoas em países em desenvolvimento são mais susceptíveis de serem afetadas por doenças transmissíveis, materna ou perinatal elesões do que pessoas de países desenvolvidos.

A metodologia usada para a elaboração deste trabalho foi pesquisas bibliográficas de trabalhos já existentes a respeito do assunto aqui apresentado sobre Inclusão Escolar assim como a Acessibilidade ao ambiente escolar.


DESENVOLVIMENTO

Desde 2009, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza para as escolas o Manual deAcessibilidade Espacial, um guia que identifica problemas e oferece soluções para as instituições de ensino. O manual é uma das iniciativas do programa Escola Acessível, que busca adequar o espaço físico das escolas estaduais e municipais, a fim de promover acessibilidade nas redes públicas de ensino. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade, seja ela deficiente ou não.Na conferência mundial de 1994 da UNESCO sobre Necessidades Educacionais Especiais (Liga Internacional das Sociedades para pessoas com deficiência) 1994. Todos deverão ser inclusos independente de sua classe econômica, seu talento, deficiência ou origem cultural. Suprindo suas necessidades em salas de aula satisfatórias para sua condição física, com profissionais preparados e habilitados pararecebê-los. Deste modo estaremos preparando estas crianças para serem aceitas na comunidade e na sociedade em que vivem.
Para termos sucesso ao incluir crianças com deficiência deveremos estar atentos aos seguintes aspectos:

1- Crianças que apesar de estarem matriculadas nas escolas são excluídos da aprendizagem.


2- Aqueles que não estão matriculados, mas poderiamparticipar ativamente se a escola fosse de fácil acesso.


3- Pequenos grupos de crianças com deficiências graves que requeiram um apoio adicional.

Em primeiro lugar uma política de educação inclusiva forte e abrangente, estratégias dentro dos planos e orçamentos do setor. Responsabilidades atribuídas aos órgãos competentes. Amplo compromisso com políticas básicas e unidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!