Educa O A Dist Ncia Na Contemporaneidade

394 palavras 2 páginas
Educação a Distância na contemporaneidade.
Uma das principais preocupações do grupo de professores que elaborou esta primeira experiência se concentrou na tentativa de utilização da Internet da forma mais adequada quanto possível às suas capacidades, em vez de simplesmente reproduzir uma sala de aula convencional na rede. Este foi, inclusive, o motivo para a escolha do nome do programa de cursos online da FACOM. O nome do programa serve de alusão ao fato de que os exercícios de pesquisa, debates, consultas ao corpo discente e avaliações fossem orientados pela própria natureza do meio, colocando em questão a sala de aula convencional.

Deste modo, a elaboração dos oito módulos foi efetuada a partir da compreensão de que se tratava de um curso online que deveria utilizar as vantagens, facilidades e limitações do próprio meio. A orientação para a busca de fontes de estudo propositadamente concentrou-se na Web. O debate sempre feito através da Lista de Discussão e as consultas aos professores e colegas, através do e-mail. A intenção foi sempre valorizar o aprendizado, concernente não apenas ao conteúdo dos módulos, mas também à própria Internet como ferramenta de pesquisa e estudo, ou seja, a intenção foi a de promover a imersão e a autonomia na busca das informações e nas elaborações das sínteses pelos alunos.

A propósito desta orientação, vale a pena ressaltar que a Internet vem ocupando desde então um papel extremamente relevante como fonte de pesquisa para universidades de todo o mundo e particularmente suprindo deficiências daquelas que não possuem uma boa estrutura de bibliotecas e outros acervos de pesquisa. Os cursos à distância oferecidos através da Internet em nosso país vêm desempenhando o duplo papel de viabilizar ofertas que não seriam possíveis em localidades longínquas, seja pelas dificuldades de deslocamento de professores e alunos, seja pelas deficiências de instalações das universidades, seja pela drástica redução de custos.
Tendo essas questões em

Relacionados

  • Servico social na comtemporaniedade
    1943 palavras | 8 páginas
  • APOSTILA M DULO I
    19188 palavras | 77 páginas
  • MARTIN BARBERO Jesus Dos Meios As Mediacoes
    112371 palavras | 450 páginas