Educa O No Perido Democr Tico

856 palavras 4 páginas
Uma educação com anos de transformação e adaptação

Ayslene Mayane
 Cleide Novais
 Leiliane Glória
 Marineide Gomes
 Thaiene Lorrane


Nossa sociedade possui uma historia democrática essa democracia tem e sempre terá a ajuda da educação, todos buscam melhorias e a educação esta em amplo desenvolvimento pra chegar a todos.
 Colocamos em debate no grupo uma pergunta simples e mesmo assim de varias respostas e opiniões:


Foi necessário fazer leis artigos pra que pudessem entrar em vigor a educação a todos?
Ensino fundamental obrigatório e gratuito (art.
4).
 Uma democracia em a educação seria como?
Teria sentido reivindicar algo sem saber de nada??  Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de
Educação, Diretrizes e Estratégias de
Ação. Essas palavras são ditas por vários governos existe ou não existe incentivo na nossa educação?? E devemos começar por onde a incentivar a educação?




Entendemos que, no caso brasileiro, há uma especificidade, pois, com o processo de abertura política, após longa ditadura, a luta pela democratização da sociedade passou também pela construção de uma gestão democrática da educação.



O que se entende por gestão democrática da educação? Para abordar com propriedade um tema tão amplo e polêmico, houve o aprofundamento de leituras e conversas, em âmbito nacional, com gestores e ex-gestores municipais da educação e com profissionais de outras áreas. 

A educação de qualidade social para toda a população, incluída aí a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, é uma questão de justiça e de ética social.
Falar sobre qualidade social da educação equivale a discutir a ética das relações sócio-políticas e o compromisso social dos decisores e executores do poder educacional neste País.









Para um entendimento mais aprofundado sobre as questões próprias da educação nacional, sugere-se aos gestores educacionais a leitura do Plano
Nacional de Educação (PNE) de

Relacionados