Educa O Bil Ngue

640 palavras 3 páginas
Educação Bilíngue
O termo bilinguismo, aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. A língua de sinais é uma língua natural, com gramática própria e, por ser visual/espacial, é adquirida sem dificuldades pelas pessoas surdas. A aquisição da língua de sinais permitirá à criança surda, além do desenvolvimento linguístico, o desenvolvimento dos aspectos cognitivo e sócio, afetivo e emocional.
A educação dos surdos é um assunto inquietante. A proposta bilíngue traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda, reconhecendo a língua de sinais como primeira língua e mediadora da segunda: a língua portuguesa. O bilinguismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda.
A educação constitui um direito de todos os cidadãos brasileiros, surdos ou não, e cabe aos sistemas de ensino viabilizar as condições de comunicação que garantam o acesso ao currículo e à informação. A educação dos surdos tem sido alvo de discussões principalmente no âmbito educacional devido o fato de que a inclusão das pessoas com deficiência exige mudanças significativas. Existe uma necessidade real da manutenção das escolas bilíngues para os alunos surdos para que ocorra a verdadeira inclusão deles na sociedade, pois é na escola bilíngue que se asseguram as condições necessárias a uma educação de qualidade: para que o surdo possa se constituir como sujeito há necessidade da presença de seus pares linguísticos no seu processo de aquisição de língua e de conhecimento.
O Bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. Os estudos têm apontado para essa proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que se considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita.
No entanto, o reconhecimento dos surdos enquanto pessoas surdas e da

Relacionados

  • EDUCA O BIL NGUE PARA SURDOS
    8642 palavras | 35 páginas
  • INCLUS O E EDUCA O BIL NGUE
    836 palavras | 4 páginas