Educa O Ambiental E Sua Evolu O Thiago Ara Jo Silva

4677 palavras 19 páginas
PERSPECTIVAS SOBRE A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Thiago de Araújo Silva¹
1RESUMO: Nesse estudo, compreendemos e discutimos a importância da Educação Ambiental, através de um levantamento sobre o processo de desenvolvimento da consciência sobre o meio ambiente no Brasil e no mundo. A Educação Ambiental constitui componente essencial para a concretização de novos conhecimentos de um padrão de crescimento humano sustentável que combine desenvolvimento, harmonia econômica e justiça social. Portanto, um dos objetivos da Educação Ambiental é levar as pessoas novas visões de mundo, mostrando a importância dos direitos e deveres de cada um, refazendo o passado e observando a importância de preservar o futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Meio Ambiente. Tratados Internacionais.

INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas temos o aumento considerável de problemas relacionados ao meio ambiente, principalmente pelo descaso e a falta de apoio do poder publico e programas educativos nesta área. Diante do exposto, fica clara a necessidade da transformação de pensamentos na área social e politica. Para que haja este tipo de transformação é necessário que se busque na educação uma consciência socioambiental mais holística, já que temos na educação a solução de vários problemas. Estatísticas e noticias comprovam um alto índice de analfabetismo, crianças fora da escola e instituições pedagogicamente falidas. Os poucos programas educacionais que existem, definitivamente não atingem a população em massa, que esta preocupada em conseguir um emprego para sustento familiar. A partir dos problemas relacionados anteriormente, temos a Educação Ambiental como uma práxis educativa e social. “Ela contribui para a tentativa pautada numa nova ética da relação da sociedade-natureza” (Loureiro 2002, p. 69).
As dificuldades relativas ao meio ambiente não podem ser separadas da nossa vida diária e nem tão pouco dos seus condicionamentos históricos. Os problemas socioambientais em nossa sociedade

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas