Educaçao

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Trabalho final do Módulo: Competências Básicas
Cursista: Juliana Maschio Favero e Eliane Cendron
TUTORA: Arlete Zanchi Serafini

INTRODUÇÃO

A educação tem um papel de muita relevância na vida das pessoas, pois, trata-se da formação de seres humanos, “de vidas pensantes”. É necessário que nossos governantes cumpram com suafunção aplicando corretamente os recursos que são destinados para a educação e que coloque as políticas públicas à disposição dos estados e municípios para propiciar a construção de escolas e ensino de qualidade.
A política educacional do atual governo considera a necessidade de ampliar o acesso a todas as etapas da educação básica e de garantir padrões de qualidade social ao ensino públicobrasileiro. Pretende, além de assegurar às crianças e jovens o direito à escolaridade, assegurar-lhes também a aprendizagem em escolas públicas qualificadas. Isto é um grande desafio!
O papel do FNDE é colocar à disposição dos Estados e Municípios, políticas públicas com programas que atendam às carências e necessidades das escolas para que o tão sonhado “ensino de qualidade” aconteça.
As políticaspúblicas traduzem no seu processo de elaboração e implantação, e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Como o poder é uma relação social que envolve projetos e interesses diferenciados e até contraditórios, há necessidadede mediações sociais e institucionais para que as políticas sejam legitimadas e tenham eficácia.
No Município de Manfrinópilis (Rede Municipal de Ensino) são desenvolvidos os seguintes programas:
PROGRAMAS: Alimentação Escolar, PDDE – Programa Dinheiro Direto da Escola, Formação pela Escola, Livro Didático – PNLD, Plano de Ações Articuladas – PAR, Proinfância, Transporte Escolar.
Temos umGestor Municipal (Secretário Municipal de Educação) bastante compromissado com a educação. Nos últimos anos, a educação em Manfrinópolis obteve um salto quântico e muito significativo. Nunca foi investido tanto na educação. As verbas destinadas à educação são corretamente aplicadas. As escolas, em relação a estrutura física, não funcionam com estrutura adequada, faltam salas de aula.
Os professoressão muito bem remunerados, é aplicado o piso salarial na íntegra, e são pagos todos os direitos e vantagens pertinentes ao plano de carreira do Magistério, com exceção dos estagiários.
Todas as escolas possuem grande variedade de materiais e recursos didático-pedagógicos, necessários ao funcionamento da escola e desenvolvimento dos trabalhos docente, inclusive as novas tecnologias. A merenda Escolaré acompanha por nutricionista que acompanha também o desenvolvimento dos alunos.

PROBLEMA ESCOLHIDO E ANÁLISE DOS DADOS

Mesmo com o ensino e o funcionamento das escolas correndo bem em nosso município, nos deparamos com um problema que considero preocupante e com necessidade de solução.
Temos em nossas escolas uma parcela de alunos portadores de necessidades especiais, e não temos professorescapacitados para lidar e trabalhar com estes alunos.
O município possui em todas das escolas, a Sala de Recursos Multifuncionais como recurso do FNDE (AEE - Atendimento Educacional Especializado), porém, a mesma não é suficiente para sanar este problema, pois, o aluno frequenta esta sala no contra turno, e, é dentro da sala de aula que reside o problema. Pensamos que esse tema “inclusão” deve serrepensado, pois, creio que tem havido muita confusão a respeito deste assunto. Para muitas pessoas, escola inclusiva se restringe em integrar o aluno com necessidades especiais nas escolas, mas, para nós, o assunto vai muito além.
Se analisarmos a terminologia desta palavra e contextualizá-la com a educação, entendemos que escola inclusiva é uma escola para todos, com pessoas portadoras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!