Educaçao para Saude

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Marco Antonio de Barros Souza
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Pólo: Senac Bento Gonçalves-RS

A Importância do PCMSO
Palestrante: Ivani Salvini Barro
Técnica de Enfermagem do Trabalho25 Anos de profissão
O PCMSO, é um programa que deve ser implantado em todas as empresas que possuam funcionários registrados. Essa obrigação está citada na NR7.
O Objetivo do PCMSO, é prevenir eavaliar precocemente alterações de saúde relacionadas ou não ao trabalho; desenvolver atividades de sensibilização e conscientização quanto aos riscos de atividade laboral ou outros fatores queinterfiram na condição de saúde.
Fazem parte do PCMSO os exames médicos para a emissão do ASO (Atestado de Saude Ocupacional), exames Admissionais, Periódicos, Retorno ao trabalho, Mudança de função eDemissional.
Ainda no auxilio ao ASO o médico responsável pelo PCMSO da empresa, pode solicitar a realização de exames complementares como: Audiometria , Exames de Sangue, Espirometrias, RX e outrosconforme o risco exposto.
È bastante relevante que se guarde os documentos do empregado (ASO e exames complementares), pois os mesmos podem ser solicitados para fins trabalhistas, muitos anos após odesligamento do funcionário.
O Objetivo do PPRA é promover ações que garantem a preservação da saúde e integridade física dos colaboradores em seus postos de trabalho e o PCMSO monitora atravésde\exames complementares e clínicos a saúde dos trabalhadores.
O PPRA também é responsável por levantar riscos existentes e propor melhorias no ambiente de trabalho, os riscos que não forem eliminados sãoo alvo de controle do PCMSO. Então eu diria, que sem o PPRA não existe o PCMSO, devendo ambos estarem sempre em sintonia e atualizados.
O papel do TST na interação entre o PPRA e o PCMSO é muitoimportante pois é o técnico responsável que está diariamente no parque fabril, interagindo com os colaboradores e também mantendo sua rotina de inspeções para avaliar os riscos e fazer com que sejam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação em saude
  • Educação em Saude
  • Educação em Saúde
  • Educação em saude
  • Educação e saude
  • educação em saúde
  • EDUCAÇÃO E SAUDE
  • Educação em saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!