educaçao especial

Páginas: 3 (503 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2015
GABARITO AP1 EDUCAÇÃO ESPECIAL 2009.1

1ª questão - Gostaríamos que vocês abordassem as questões problematizadas nas primeiras aulas: 1 e 2, principalmente, podendo incluir também ospontos  trabalhado  nas aulas 3 e 4.

2ª questão - Porque de acordo com a cultura em que vivemos com as informações de que dispomos, com nossas crenças e convicções, de acordo também com nossa religiosidade e comonosso entendimento sobre a deficiência, explicamos, agimos e, principalmente, justificamos nosso comportamento em relação às pessoas consideradas, por algum motivo, diferentes.

3ª questão -  Primária – significa prevenir a ocorrência de deficiências. Programas de prevenção contra o uso do álcool e de drogas, vacinação das mães contra determinadas doenças (rubéola dentre outras) são algumasmedidas que visam evitar o aparecimento de deficiências.
  Secundária – Com o problema instalado busca-se, com essa prevenção, um diagnóstico precoce na tentativa de evitar limitações permanentes oucontrolar ao máximo as suas conseqüências. Exemplo: programas de estimulação precoce.
  Terciária – As ações realizadas têm dar atendimento adequado à pessoa com deficiência de forma a reduzir asconseqüências dos problemas gerados pela deficiência. Exemplo: programa de reabilitação.

4ª questão - Os processos internos de maturação determinam limites físicos que devem orientar o trabalhorealizado na estimulação precoce buscando ações que favoreçam o melhor desenvolvimento, prevenindo e remediando os desvios do desenvolvimento infantil. Um pequeno resumo de como acontece o desenvolvimento ecrescimento infantil
1. o desenvolvimento motor no primeiros anos se dá via 2 tendência 
cefalocaudal – da cabeça para os pés ,e
próximo-distal – do tronco para as extremidades;
2. os processosinternos de maturação controlam grande parte do crescimento e desenvolvimento  físico. Por exemplo, só é possível segurar coisas com as mãos depois que os músculos e ossos do braço estiverem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • educação Especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!